Assembléia paulista sai em defesa do idoso


26/06/2007 21:21

Compartilhar:

Ato de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Idosos, coordenada pelo deputado Fernando Capez (PSDB) e com adesão de 47 parlamentares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Idosos mmy (30).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Fernando Capez, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Idosos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Idosos mmy (14).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Segundo Capez, as atividades da frente deverão incluir parcerias com a iniciativa privada que garantam melhores condições de vida aos idosos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Idosos mmy (9).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Depois de assistirem a um vídeo-denúncia produzido pela Rede Record de Televisão, diversas autoridades participaram do ato de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Idosos, coordenada pelo deputado Fernando Capez (PSDB) e com adesão de 47 parlamentares. O vídeo, que apresenta cenas de descaso e maus-tratos contra idosos em uma clínica particular da capital paulista, será encaminhado ao Ministério Público para averiguação, disse Capez.

O secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Guimarães Marrey, considerou o tratamento dado a idosos mostrado no vídeo uma violação da dignidade e dos direitos humanos. Ele elogiou o Estatuto do Idoso, mas destacou que importante mesmo é que a lei saia do papel e se garanta o respeito à pessoa idosa.

O envelhecimento da população exige maior preocupação das autoridades, lembrou o chefe do Ministério Público Estadual, Rodrigo César Rebello Pinho. Segundo ele, o MP deverá fiscalizar com rigor a aplicação das leis con­cernentes ao idoso e também atuará como parceiro nas ações a serem implementadas em sua defesa.

A importância da formação dos jovens com a consciência do devido respeito aos mais velhos e ainda uma educação voltada para a chegada da velhice, foi destaque da fala da secretária da Educação, Maria Lúcia Vasconcellos. "Só assim, poderemos ter uma sociedade mais justa e mais honesta", disse.

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Rogério Amato, defendeu a articulação das ações já existentes no Estado que con­templam os idosos. Segundo o secretário, muito trabalho já vem sendo feito em prol do idoso, mas há a necessidade de uma organização maior dessas iniciativas.

O presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D"Urso, louvou a iniciativa da criação da frente e assegurou que os 250 mil advogados da OAB estarão irmanados em defesa de melhores condições de vida aos idosos. Lembrou traço da cultura oriental, que valoriza sobremaneira experiência dos mais velhos e destacou a necessidade de conscientização da sociedade em relação aos direitos da pessoa mais velha.

Ao encerramento da reunião, o presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima, explicou aos presentes o trabalho fundamental das frentes parlamentares " atualmente existem mais de 40 em funcionamento na Casa ", voltado para um assunto específico de grande relevância. Ele apresentou a todos a consolidação das 31 leis estaduais referentes ao idoso, que resultou no Código do Idoso, criado pela Lei 12.548, de 27/2/2007.

Vaz de Lima disse estar confiante nos bons resultados que a frente lançada trará. Capez garantiu ao presidente que o trabalho será diário e rotineiro. Segundo Capez, as atividades da frente deverão incluir parcerias com a iniciativa privada que garantam melhores condições de vida aos idosos.

alesp