Museu de Arte - Percorre caminhos mouros a arte cerâmica de Janete Taleb Heide


Provindas do Oriente as manifestações da arte cerâmica difundiram-se paulatinamente na Europa, adquirindo por conseqüência, características próprias. Em inícios do segundo milênio antes da era cristã foi a ilha de Creta o centro cerâmico mais importante do Mediterrâneo, produzindo peças decoradas com motivos naturais, rosetas e estrelas.
A chamada cerâmica árabe teve seu apogeu a partir do século IX na Espanha introduzida que foi pelos Sarracenos. A encontramos nas decorações do Palácio de Alhambra e a partir de então produziram-se louças hispano-mouriscas esmaltadas produzidas em Málaga e no Reino mouro de Granada.
No inicio do século XX, o Dadaísmo transformou a nossa percepção dos objetos pontuando que o gesto do artista pode promover no nível de obra de arte mesmo o que é produzido em série.
Hoje, há mais de noventa anos da revolução de Duchamp, os grandes designers reinventam as formas e os seus significados, sugerindo ao público observador uma dupla interpretação dos objetos: a primeira, ligada ao uso e a segunda, mais sofisticada, como complemento de decoração de uma casa, onde os objetos são dotados de uma alma própria.
Assim é a ceramista Jeanette Taleb Heide verdadeira artista artesã, que tem projetado, nestes últimos anos, tantos elementos que se tornam objetos refinados de decoração.
Suas criações possuem traços bem distintos e sofrem uma espécie de influência intermediária entre Oriente e Ocidente, entre arte, artesanato e tecnologia alem de uma funcionalidade extraordinária.
Pratos, vasos e utensílios de rara feitura são realizados segundo as regras da antiga arte oriental e indicadores de um pensamento sobre o cotidiano embora baseados entre a história e a fantasia.
A obra "Caminhos Mouros 1", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, representa a interpretação adequada e refinada de um pensamento artístico que marcou época na história da cerâmica.
A Artista
Nascida em Santos, litoral de São Paulo, muda-se para a capital do Estado em 1965, onde inicialmente se dedica à arte dos sabores árabes, e posteriormente, em Setembro de 1978, transporta para a cerâmica, seu dom com misturas, desta vez usando óxidos, corantes e esmaltes.
A Arte do fogo e da terrra se torna sua grande fascinação, e trabalhar com romantismo a memória de suas origens é seu maior encantamento.
Participou das exposições "Percorrendo Caminhos Mouros" no Spazio Surreale " 2009, "O Brasil Feito a Mão" Embu das Artes " 2003, "Casa da Fazenda" " 2002, "Retalhos da Ilha" Ilha Bela " 2001, "Salão Waldemar Belizário" Ilha Bela " 2001, "Arte de Vanguarda" São José dos Campos " 2000, "Galeria La Pigna" Espaço do Vaticano em Roma " 2000, "Clube Paineiras do Morumbi" " 1999, "Exposição Internacional Anual de Pintura em Porcelana e Faiança" " 1998, "Exposição Interna Atelier Anna Wilma" " 1997 e "Salão Especial da Lapa" " 1993.
Possui obras em diversas coleções oficiais e particulares no Brasil e no exterior e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações