Um ato de amor a São Paulo através da visão dos artistas















Na data em que se comemoram os 453 anos de fundação do Colégio de Piratininga pelos jesuítas Nóbrega e Anchieta, o Diário da Assembléia associa-se às homenagens, reproduzindo nestas páginas obras do Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, que enfocam épocas e interpretações diversificadas de nossa "Paulicéia Desvairada". Em todas elas, a visão dos artistas é, sobretudo, um ato de amor a São Paulo.
André Lombardi " Martinelli, Década de 30
Trata-se de um pintor que, ao libertar-se das matrizes que tanto contribuíram na sua formação, revela a segurança de uma paleta cromática e uma sólida instalação construtiva, que sem forçar situações consegue criar atmosferas pictóricas exatas, incluindo ao mesmo tempo um sentido de autêntica poesia.
Nilda Luz " É madrugada em São Paulo
Pintura original, forte, convidativa, rica de conteúdo e paralelamente uma grande lição de técnica. Sua autora segue o seu caminho insólito, difícil, mas verdadeiramente nobre.
Suzana Garcia " São Paulo em dois tempos
Seu desenho cavado retalha o contorno das imagens dando-lhes uma estrutura incisiva, enquanto sua pintura, bastante monocromática, segue uma linha expressionista, onde a própria estrutura eloqüente constitui uma metáfora do sentimento.
Vagner Aniceto " Série Metrópoles 27/55
A ânsia criadora desse artista abre uma brecha metafísica sobre o poder de edificação das metrópoles com os milhares de problemas que a vida da cidade de hoje apresenta. Sob os seus tetos existe a tentativa humana de rebelião à prisão do espírito pela matéria.
Cristiane Carbone " Palácio 9 de Julho
Movida por uma incansável vontade de contar a nossa história através da cor e do desenho, a artista relata de si, de sua paixão por São Paulo, das coisas e das paisagens que a circundam. Sua relação com a realidade é fecunda, séria e enriquece todos quantos amam descobrir a memória de nosso passado.
Rodrigues Coelho " Os Legislativos Paulistas através do tempo
Mesmo no vigor com que explora fundamentos contemporâneos e leis prospectivas o artista permanece instintivamente realista circunscrevendo sua atividade ao tema. Além de cumprir uma sutil operação cromática, ele substancia os espaços dinâmicos entre luz e massas em movimento.
Gil Sabino " Parque do Ibirapuera
O pintor responde em substância à solicitação do ser humano de nossos dias, que, envolvido por uma vida absurda e neurótica, pede um pouco de poesia para emergir, como em frente a uma visão repousante e distensiva, num verdadeiro "banho restaurador".
Cristina Cangueiro " Outono em São Paulo
Com tintas quentes ou frias, sua obra apresenta uma arquitetura que varia entre uma transposição de luzes, às vezes tênues, e a mítica distribuição das cores, reveladoras da interioridade e da intensidade emotiva da artista.
Dalva Gianello " Parque Dom Pedro II
Dotada de sensibilidade em relação à natureza, alheia às problemáticas postas por um cerebralismo complexo, a pintora olha para a realidade com sincera ternura. Sob o perfil técnico, seus quadros, revelam grande segurança de metier, enquanto a interpretação do tema é preferencialmente lírica.
Gregório Gruber " Palácio das Indústrias"
Cronista do nosso tempo, pesquisando a transformação de nossa metrópole, o artista procura registrar as etapas de seu desenvolvimento, mas também de sua decadência. A exemplo do homem urbano, seus quadros refletem a solidão do cotidiano.
Koji Nakano " Museu do Ipiranga
Por sorte, ainda existem artistas apaixonados por São Paulo e por sua história que se preocupam em preservá-la. Esse é o caso desse pintor, que tem se dedicado a uma releitura cuidadosa e oportuna dos antigos recantos de nossa Paulicéia.
Lucio Tamino - O Municipal iluminado
A obra traduz a emoção que o coração sugere, fixando sobre a tela aspectos palpitantes de vitalidade, ricos de movimentos, com uma musicalidade cromática e uma harmonia de linhas e formas que colocam em relevo os detalhes da edificação, numa encantadora luminosidade.
Margot Dreger - São Paulo fascinante
Impulsionada por uma necessidade interior, a artista persegue, de obra em obra, sua precisa concepção unitária de pintar com uma grande fantasia e liberdade. Sua metrópole é projetada com gosto moderno através de um cromatismo geometricamente seguro, eficaz e variado.
Maria Lucia Panicucci " Parque do Ibirapuera
Sua obra constitui documento importante para a iconografia paulistana de hoje e de amanhã e é também um desses testemunhos que ultrapassam a realidade e representam uma tensão espiritual extremamente rara em nossos dias.
Tarzio Tomei - Metrópole Embotelhada
É evidente sua propensão a reordenar os significados lingüísticos da forma e suas malversações descritivas. Sua pesquisa pictórica está centrada na análise da realidade da metrópole, criticamente entendida como um local prosaico e alienante, onde se consome a vulgarização do pensamento.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações