Sueli Martini pinta a natureza e os produtos da terra com traço forte e riqueza cromática


A pintura que almeja em nossos dias ter validade como testamento artístico é algo mais do que um simples ato espontâneo de nosso espírito através do chamamento magnético da natureza. É a reintegração do artista na célula da natureza, feita para captar aqueles laços íntimos que existem entre o homem, a natureza e vice-versa, além de celebrar os paralelismos existentes que percorrem nossa estrutura genética e aquela vegetal.
Sueli Martini sabe revelar o seu mundo interior, intimamente ligado à natureza, através de um desenho com traço reforçado e riqueza de cor. O forte cromatismo, que reflete o seu estado de espírito e suas sensações, é uma qualidade constante na sua pintura, que está a um passo de um certo hiper-realismo.
Espontâneas e precisas, as obras da artista, sobretudo as dedicadas às plantas frutíferas brasileiras, são testemunho de extrema sensibilidade, de sua compreensão para com os produtos da terra dos quais projeta uma imagem revista por uma imaginação repleta de poesia.
Não há dúvida que sua preocupação temática relembra a dos primeiros viajantes que acorreram ao Brasil Colônia, para registrar nossa flora e nossa fauna e representa uma excelente contribuição no novo Milênio para a história de nossa natureza.
A obra "Jabuticabas", doada ao Acervo Artístico do Parlamento Paulista, reflete uma orquestração cromática meditada e traduzida em registro altos, onde o desenho, conduzido com segurança, dá à obra uma nítida figuração.
A Artista
Sueli Martini, pseudônimo artístico de Sueli Bernabé Martini, nasceu em Salto, SP, em 1944. Formou-se em Comunicação Visual na Faculdade Armando Álvares Penteado (1970) e em Arquitetura pela Universidade Mackenzie (1986),
Foi aluna especial do Curso de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura de São Paulo em 1989, tendo participado ainda dos Cursos sobre Programa da Casa Brasileira com o Prof. Carlos Lemos (1989); Apropriação da Terra e Trama Urbana no Brasil com o Prof. Murilo Marx (1990); Arquitetura Portuguesa com o Prof. Fernando Távora, na cidade do Porto, Portugal; Arquitetura Militar Portuguesa com o Prof. Benedito Lima deToledo.
No campo das artes plásticas cursou desenho e pintura com o Artista Nelson Leirner durante 3 anos e freqüentou um Curso Livre com Artur Lesher (2005).
Participou de diversas exposições coletivas na Fundação Armando Alvares Penteado, SP, no período de 1968 a 1970; Projeto Escola Nelson Leirner, na Galeria Strina, SP; V Exposição de Artes Plásticas Brasil/Uruguai, realizada no Memorial da América Latina em dezembro de 2004 e Espaço Cultural V Centenário, na Assembléia Legislativa de São Paulo.
Lecionou artes plásticas em Salto (1972 a 1974). Exerceu as funções de arquiteta do Patrimônio Histórico da Eletropaulo (1986 a 1998) e da Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo (1998 a 2005).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações