Pacto Federativo e Controle Prévio da Constitucionalidade das Leis são tema de seminário


DA REDAÇÃO
Com o seguinte questionamento: Que federação é esta e qual a federação que pretendemos? o ex-prefeito de São Paulo, e professor de Direito Financeiro da USP, Régis Fernandes de Oliveira, comentou o pacto federativo brasileiro, estabelecendo uma comparação deste com a federação norte-americana e a canadense, no Seminário Atividade Parlamentar e Competências Legislativas, realizado nesta quarta-feira, 13/08, na Assembléia Legislativa.
"Nos Estados Unidos, o pacto surgiu de fora para dentro - explicou - por isso os Estados são fortes. No Canadá, a federação foi criada e, a seguir, criaram-se os Estados, com competências extremamente fortes, preservando suas identidades culturais. Os Estados canadenses podem até recusar leis federais. A federação canadense aceita as divergências e sabe lidar com elas. Existe a repartição das competências e a participação dos Estados nas decisões", ilustrou.
"Já no Brasil, com a criação da República, ficaram criados os Estados com as competências que sobraram da União. Ela faz o que quer e centraliza tudo".
Régis de Oliveira afirmou que o que se vê em nosso país é a desestruturação do Estado, que sofre uma restrição gradativa de suas competências, a fraca competência do Legislativo e o engessamento do Judiciário, que não pode sequer contratar seus funcionários, impedido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que fixa em 6% do orçamento seu limite de despesas com pessoal.
Em sua opinião, os Estados têm origens e culturas diferentes que têm de ser respeitadas: as competências para legislar deveriam ser repartidas e os Estados sempre deveriam participar das decisões em questões que lhes afetem diretamente. Ele criticou a proposta da Reforma Tributária, quando concentra o ICMS na União e defendeu a autonomia real do Estado, com poder de manipular seus recursos e definir suas competências. "Se não é assim, não é federação, é Estado Unitário".
Para o professor, a Lei de Responsabilidade Fiscal, que em sua essência visa restringir o gasto com pessoal, exerce uma "invasão manifesta" e é inconstitucional. A autonomia dos poderes existe entre aspas, porque, a seu ver, há um vínculo de dependência entre eles, disse. "Embora a atividade executiva dependa do Legislativo, o Governo Federal tem os recursos e os cargos - e isso aniquila o Legislativo". Na sua opinião "esse acordo", em que o Legislativo é obrigado a aprovar o orçamento apresentado para o Estado, é ruim para a democracia.
Clareza de constitucionalidade
O professor de Direito Constitucional da USP, Sérgio Rezende de Barros, vê na falta de clareza de ação declaratória de constitucionalidade das leis um fator que impede a existência do Estado Democrático de Direito.
Segundo ele, um controle judicial preventivo - anterior à promulgação de leis - impediria a existência de dúvidas sobre a constitucionalidade das nossas leis. No Brasil, o sistema de controle da constitucionalidade é repressivo e não preventivo, pois é exercido após a lei promulgada. Isso gera muitas dúvidas na aplicabilidade das leis brasileiras.
Ele citou o exemplo do sistema adotado na França, através de um conselho constitucional, que garante a confiabilidade e a clareza da legislação. "As ações do conselho não são suscetíveis de recursos".
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações