Fórum das Seis reivindica mais recursos para o ensino público



Depois de cinco anos de comparecimento à Assembléia Legislativa por ocasião da discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Coordenação do Fórum das Seis trouxe ao Auditório Franco Montoro do Legislativo, na manhã desta terça-feira, 14/5, mais de quatrocentas pessoas, entre estudantes, trabalhadores e professores das universidades públicas do Estado, para reivindicar o apoio dos deputados à sua luta.
A categoria reivindica que a LDO para o exercício de 2006, que teve o prazo de apresentação de emendas encerrado no último dia 20 e ainda será analisada por seu relator, deputado Edmir Chedid (PFL), seja alterada por meio de várias emendas. Mais verbas para o ensino público; aumento da quota-parte do ICMS que financia as universidades de 9.57% para 11.6% ou, se não concedido, a proposta de trocar a receita do ICMS pela receita tributária do Estado são algumas das sugestões para o ensino superior público do Estado.
Além de emenda supressiva do artigo 29 do projeto do Executivo, que trata da contribuição patronal do IPESP, os manifestantes reivindicam a abertura de negociação com a Assembléia Legislativa para a promulgação de lei destinando, no mínimo, 9.57% da receita tributária para as universidades estaduais.
O Fórum das Seis congrega professores, funcionários e estudantes da USP, Unicamp e Unesp, além do Centro Paula Souza e das Fatecs. Seu coordenador, Milton Vieira do Prado Júnior, presidente da Associação dos Docentes da Unesp, afirmou que as reivindicações foram unificadas na entidade, apontando a necessidade do aumento das quotas de inclusão social nas universidades, além de emenda ao artigo que trata do repasse das verbas às Universidades Estaduais, de forma a garantir que não se desconte do montante da habitação.
Ao abrir o encontro, Milton Vieira manifestou o desapontamento dos presentes pela ausência dos reitores (que estavam reunidos com o presidente da Assembléia, deputado Rodrigo Garcia) e também dos deputados da Casa. Para Marcos Maccari, reitor da Unesp e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (CRUESP), é importante a luta pela gestão financeira nas universidades. Acrescentou, ainda: "Partimos da premissa de que o Estado faz a gestão do processo de educação, temos que lutar pela consolidação do processo educacional como um todo."
Hoje é um dia de luta por reivindicações para o ensino público. Depois da reunião da Assembléia, o grupo continuou mobilizado, com a realização de ato na Vunesp, no bairro da Água Branca, para negociar com os reitores pontos como assistência estudantil e o fim da terceirização dos serviços nas universidades.
A disparidade entre a destinação de vagas para o ensino superior público e o privado foi criticada pelo presidente do DCE da USP, Rodolfo, que defendeu a necessidade de investimentos para a ampliação do ensino público, além de dar suporte à continuidade de um ensino de melhor qualidade.
Além de manifestações de líderes estudantis, dos trabalhadores e professores, os participantes anunciaram suas reivindicações em faixas e cartazes espalhados pelo auditório.
César Ninto, presidente da Adusp, destacou a importância da luta pela melhoria da qualidade do ensino público, até a votação da LDO, e alertou para a continuidade da mobilização da categoria até o final do ano, quando acontece a votação da lei orçamentária.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações