Museu de Arte - Entre moto e imobilismo as obras de Sara Nach são resultado de uma forte tensão imaginativa


As formas de escultura de Sara Nach são repletas de um dinamismo cuidadosamente controlado e parecem equilibrar-se numa delicada posição entre moto e imobilismo.
A vitalidade que essa relação cria consiste, em modo paradoxal, no sentido de paz que elas transmitem. São, portanto, coerentes com a visão que seu criador tem da experiência de vida e esse é um ponto que vai, em certo modo, além da constatação do talento.
Suas obras revelam uma aguda tensão imaginativa que estabelece o seu equilíbrio na relação entre superfícies patinadas refinadamente e outras brilhantes e douradas, entre planos que deslizam, sob a reverberação da luz e outras que se crispam.
Alcançar o essencial do caráter para suas figuras não constitui um problema para essa escultora.
Manchas, linhas e massas se assimilam num jogo de compensações plásticas para criar documentos onde a continuidade do espírito dramático vem envolvida num conjunto de princípios expressionistas e simbolistas. Trata-se de uma criatividade altamente válida e pessoal, na maioria das vezes impressionante pela sua força expressiva e pelo valor dos efeitos técnicos obtidos.
Na escultura em bronze "Mulher e lobos", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, sua dinâmica volumétrica orquestra plenos e vazios em sucessões quase sequenciais e unem o pensamento com a composição, materializando fantasia e humores, num discurso que engloba figura e animais que nascem de um magma primordial.
A Artista
Pintora e escultora, Sara Nach nasceu em 1949 em São Paulo. Formou-se em jornalismo e editoração pela Faculdade Cásper Líbero. Realizou cursos de desenho, ilustração e pintura na Escola Panamericana de Arte, fotografia na Escola Focus e escultura cerâmica no Ateliê Megumi Yuasa.
Participou de exposições coletivas, na: Blue Life Galeria de Arte, SP (1987 e 1988); Centro Cultural São Paulo, SP (1988); V Mostra de Cerâmica Arte, Museu de Arte Brasileira, SP; IX Salão Paranaense de Arte; Museu Alfredo Andersen, Curitiba (1989); I Ceramic'Art, Galeria Crown Plaza, SP; Ceramicasa, Espaço La Maison, SP (1990); "A Arte de Ser Mãe", Casa Tabacow, SP (1992) Scharff Arte em Cerâmica, SP (1994 e 1996); I Salão Oficial de AP, SP (1998); "Quando o Norte e o Sul se encontram", Fundação Mokiti Okada, SP; "Em Preto, Branco e Transparente"; Espaço Cultural 348, SP; XVI Salão de Artes Plásticas de Mococa; Salão Internacional de São Paulo, Mostra Contemporânea (1999); Salão Oficial de Arte Livre de Caraguatatuba (1999 e 2000); 51° Salão Paulista de Belas Artes, SP; Salão Internacional do Petit Format, Centro Rebouças, SP; Salão de Artes Plásticas de Peruíbe, Prefeitura Municipal de Peruíbe e Espaço Cultural do Banespa; 2000: I Simpósio Internacional de Escultura, Catanhede, Portugal (2000); Tribunal de Contas, Belo Horizonte, MG; Galeria de Cascais, Portugal; "Independência das Cores", Cascais, Portugal (2002); Galeria Cromo Arte Atual, Curitiba, PR (2003).
Esteve presente nas seguintes exposições individuais: Estúdio SN, SP (1998); Galeria de Arte "A Hebraica", SP (1999); Pinacoteca Benedito Calixto, Santos, SP; Galeria dos Médicos, Santos, SP (2000); Centro Cultural Brasil, Estados Unidos, São Vicente, SP (2001); Espaço Cultural do Tribunal Regional Federal de Belo Horizonte, MG (2002); Espaço Cultural do Tribunal Regional Federal, Brasília, DF (2003).
Foi premiada com Medalha de Ouro categoria Escultura no Salão Internacional de São Paulo (1999), Medalha de Ouro no Salão de Artes Plásticas de Campos do Jordão (2000); Menção Honrosa, XVI Salão de Artes Plásticas de Mococa.
Possui obras em diversas coleções particulares no exterior no Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
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