Comissão de Meio Ambiente debate poluição dos rios da região metropolitana
02/09/2003 22:33


DA REDAÇÃO
"A situação de Pirapora é a última imagem de um descaso de anos e anos", lamentou Raul Silveira Bueno, prefeito do município de Pirapora do Bom Jesus, acrescentado que "as espumas ultrapassam os limites da normalidade e servem de exemplo para que sejam tomadas medidas concretas e não apenas paliativas ou emergenciais".
Bueno falou da necessidade de apoiar o processo de flotação, pois é a única solução a curto prazo, mas mostrando ser necessária uma revisão da lei, que acaba permitindo que "a sujeira seja tirada de um lugar e depositada em outro, causando o problema de saúde pública que vivenciamos em Pirapora". E acrescentou: "Vamos falar menos e fazer um pouco mais".
A declaração foi feita em audiência pública realizada pela Comissão de Meio Ambiente da Assembléia, presidida pelo deputado Donisete Braga (PT), na manhã desta terça-feira, 2/9, com a finalidade de debater a poluição dos rios da Região Metropolitana de São Paulo, com a presença dos secretários de Estado dos Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, do Meio Ambiente, José Goldemberg, e de diversos prefeitos e vereadores de municípios atingidos pela poluição do rio Tietê, deputados estaduais e representantes de ONGs ligadas ao meio ambiente, como a ONG Mirim do Movimento Grito das Águas, que encheu o auditório Franco Montoro de crianças e adolescentes, que se manifestavam com cartazes e faixas a favor do meio ambiente.
Goldemberg falou que um dos principais problemas a ser enfrentado é o tratamento dos esgotos. "É necessário um empenho maior dos prefeitos da região do ABC para tratar os esgotos, autonomamente ou em convênio com a Sabesp", asseverou. E acrescenta: "O problema de Pirapora é a manifestação óbvia de uma situação que não é salutar para São Paulo. O processo de flotação do Pinheiros é emergencial, mas o que é realmente necessário é o tratamento dos esgotos".
Depois de fazer um breve histórico sobre o reservatório Billings, o secretário Arce afirmou que "a mancha de poluição regrediu e que a vida está voltando ao rio Tietê". Arce falou da parceria com a Petrobrás, que prevê um projeto piloto de implantação do processo de flotação, impedido, entretanto, por uma decisão do Ministério Público, que questiona se o tratamento é adequado ao caso. "Jogar água poluída na Billings é proibido por lei. O importante aqui é definir os parâmetros de qualidade da água", explicou o secretário.
O deputado Rodolfo Costa e Silva (PSDB) referiu-se à poluição do Tietê como sendo "uma culpa histórica da sociedade", dizendo ser necessário "definir o modelo de saneamento para que tenhamos um rio limpo".
"É importante que, como resultado desta audiência pública, possa ser redigido um documento ao Ministério Público, que deixe claro o procedimento da técnica de flotação", manifestou-se o deputado Ricardo Trípoli (PSDB), afirmando que "todos estamos em busca da solução de um problema que é comum e que afeta a todos os moradores das regiões pelas quais passam os rios Pinheiros e Tietê".
O deputado Ricardo Castilho (PV) propôs que sejam discutidas no ensino público noções de defesa do meio ambiente. "É importante conscientizar a população", asseverou, refletindo que os rios estão mortos e que a população - especialmente as crianças - está morrendo em razão da poluição dos rios.
Também o deputado Mário Reali (PT) manifestou sua preocupação. Para ele, "é necessária uma ação metropolitana para o tratamento dos esgotos. A flotação é apenas m paliativo e precisamos, na verdade, enfrentar o problema de frente".
Ao final, Donisete Braga prometeu que a Comissão de Meio Ambiente vai verificar o interesse comum em relação a todas as questões discutidas, "adotando uma visão de gestão compartilhada".
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações