Museu de Arte - O silencio das paisagens de Kelva Novaes: uma aspiração a um tempo passado


Naturalista convicta Kelva Novaes pinta com uma forte tendência ao lirismo. Admira-se em seus quadros casarios rústicos, trilhas de montanha, arvores multicores e ao fundo o perfil das colinas circunvizinhas e a luz que reflete do horizonte. O que encanta em sua obra é o silencio, pois nada se move. São momentos de calma absoluta, onde nem mesmo o bater de asas faz vibrar a atmosfera.
Daí compreende-se que suas paisagens campestres constituem uma espécie de aspiração a um tempo que parou, com a imobilidade dos ponteiros do relógio que provocam um significado inesperado.
Kelva se exprime em linguagem aderente ao real, a emoção visual que a natureza suscita atraves de um sentimento sadio e sincero. A realidade se insinua em seus espaços, certamente mais imediata, mais visível, mais verdadeira.
Às vezes, temos a impressão que pinta uma paisagem mais móvel, com maior emoção, mas na realidade armazena experiências que deseja rememorar.
Suas impressões sobre o outono constituem, sem duvida, o forte desta artista, que as exprime com vigor. Seu cromatismo é forte, os tons são marcados a tal ponto que temos a sensação que seu olhar foi superado pela emoção interior.
Na obra "Cores de outono", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, vislumbra-se uma cena pacatamente romântica, sente se o ar das "Alterosas" da vizinha Minas Gerais, onde se refugia a alma de quem é obrigado a viver na metrópole.
A Artista
Kelva, pseudônimo artístico de Kelva Lúcia Gorgone Novaes Kelva Novaes, nasceu em Caxambu, Minas Gerais. Residiu no Rio de Janeiro e Brasília e há mais de 30 anos, radicou-se em São Paulo.
Iniciou-se na pintura a óleo sobre tela em 1992, tendo anteriormente se dedicado ao artesanato, cerâmica e porcelana, que foram o alicerce para seu atual trabalho.
Freqüentou cursos de pintura e desenho no atelier Matisse com o professor Miguel Lopes Pallas e mais tarde com Daniel Terto Marcedes, história da arte na Opa-Oficina Paulista De Arte-História da arte e escultura no atelier Beatriz Stevens.
Enveredando pelo estilo acadêmico figurativo e usando como foco principal a natureza, a artista acredita que o entrosamento com os pincéis é um sentimento interno, que vem do coração.
Atualmente, além de trabalhar em pintura, dedica-se também à escultura como complemento de sua arte. Ministra também aulas e cursos procurando transmitir seus conhecimentos e técnica.
É membro da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História e catalogada no Dicionário Catálogo Júlio Lousada, Catálogo Paletas, Le Sermadiras Galeries & Artistes-Guide de l´Art International.
Participou de inúmeras exposições coletivas, individuais nacionais e internacionais e recebeu medalhas de ouro, prata e bronze além de varias menções honrosas e possui obras em oficiais e particulares no Brasil, Portugal, Uruguai, Estados Unidos e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações