Consolidação das leis paulistas terá participação de entidades


A Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa realizou nesta quarta-feira, 11/5, a primeira reunião entre os deputados membros da comissão e os representantes da sociedade civil convidados para participarem do trabalho de consolidação das leis do Estado de São Paulo.
Sob a presidência de Cândido Vaccarezza (PT), a reunião contou com as presenças do professor e desembargador Henrique Levandowski, do presidente da OAB/SP, Luiz Flávio D"Urso, do presidente da Fundação Arcadas, Cássio Mesquita de Barros, do procurador de Justiça Ruymar de Lima Nucci, e de representantes da Central Geral dos Trabalhadores (CGT), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio).
"Diante da perplexidade de uma enormidade de leis", Levandowski colocou-se à disposição da CCJ. Segundo o professor, é preciso estabelecer metodologia de trabalho e completar a indexação, que só existe a partir de 1970. Para ele, trata-se de um trabalho da mais alta importância, e não será só um facilitador para os operadores do direito, mas também um meio de a população ter conhecimento das leis a que está sujeita.
Também colocou a entidade à disposição do trabalho de consolidação o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio D"Urso: "os operadores do direito têm dificuldade na localização de leis e na incerteza de saber se estão vigentes ou não (...) se admitimos que a população tem o direito e o dever de conhecer as leis, o trabalho é para o povo de São Paulo".
Não é uma tarefa simples, segundo Ruymar de Lima Nucci, do Ministério Público estadual. Para ele, o trabalho de consolidação já foi tentado em relação à legislação federal, e esbarra na interpretação, quer dizer, em definir o que está revogado e o que não está. Aí entra, segundo ele, o papel dos intérpretes da lei, em suas palavras, o Poder Judiciário.
A Fiesp e a Fecomércio enviaram representantes. Segundo Hélcio Honda, do Conselho de Assuntos Jurídicos da Fiesp, a falta de novos investimentos no Brasil e em São Paulo decorre da falta de segurança jurídica e da falta de controle do que está em vigor.
"A vontade da maioria da Casa é viabilizar a consolidação. Temos consciência da magnitude do trabalho", afirmou o presidente Cândido Vaccarezza. Para ele, o trabalho deve ser sistematizado destacando três grandes temas: a legislação ambiental, a legislação tributária e a legislação relativa ao funcionalismo público. Segundo Vaccarezza, esses três assuntos já dão conta de 70% da legislação existente.
"Só na tributária tem problemas muito grandes, como o ICMS da tarifa de energia", disse, referindo-se ao cálculo "embutido" que aumenta o percentual do imposto cobrado do consumidor final. "O trabalho principal desta comissão será a consolidação das leis de São Paulo. Quando tomei posse, deixei claro que a comissão não seria instrumento da oposição nem do governo: seria a CCJ com a altivez que deve ter".
No encerramento, os membros da comissão e os convidados foram recebidos no gabinete da Presidência, onde começou a ser discutida a assinatura de convênio entre a Assembléia Legislativa, a USP e a Fundação Arcadas para auxiliar no trabalho.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações