O mundo mágico de Benita é criado com lírica ingenuidade evocativa

Olhando nas janelas que Benita abre sobre os encantos envolventes dos campos, dos céus e das tradições de nosso "hinterland", descobre-se uma espécie de paraíso perdido e depois reencontrado. Através de suas obras entramos num mundo mágico, misto de sonhos e de realidades imersos na nítida luz de uma verdade interior absoluta e consoladora.
As cenas de nossas festas populares, religiosas ou folclóricas se transformam em cenas verdadeiras, delimitadas na sua realidade poética através da visão de quem as observa desde a infância nos seus detalhes e com uma capacidade de evocação envolvida de ingenuidade. Entretanto, sua linguagem é repleta de simbolismo. Sua faculdade compositiva é sustentada de um raro sentido da cor e concede à artista a facilidade de enfrentar e solucionar suas obras.
O traço característico da pintura de Benita é sua derivação do folclore. O imenso tesouro das nossas típicas e tradicionais festas, delimita, através do subconsciente, a estrutura temática e a visão plástica da nossa arte primitiva.
A vivacidade cromática, o sentido de um certo ritmo interior na construção da imagem, o anedótico rude mas não privo de um certo chamamento ético, tudo se encontra em relação direta com a mentalidade e a receptividade popular.
O quadro "Coração brasileiro (sacro x profano)", ofertado ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, reflete o amor de Benita pela natureza e pela religião que, a exemplo de nossos pintores primitivos surge, na maioria das vezes, do coração de seres simples, por osmose natural com o pulso da vida do campo e das tradições interioranas.
A Artista
Benita, pseudônimo artístico de Benita Figueiredo Ferreira Loureiro, nasceu em Campina Grande, Estado da Paraíba, em 1940. Formou-se em sociologia com especialização em ciências comportamentais, concluiu cursos de desenho e pintura na Fundart em sua cidade natal.
Após ter exercido as funções de professora e diretora da Faculdade de Educação nas Universidades Estadual, e Federal do seu Estado, desde 1997 reside em Brasília. Durante certo tempo afastou-se das lides artísticas para as quais voltou intensamente a partir do ano 2000.
Desde então participou das seguintes exposições individuais: Galeria Rubem Valentim Espaço Cultural, Brasília, DF; Espaço UPIS de Arte e Cultura, Brasília, DF (2002); Sala Guimarães Rosa, Complexo Cultural do Ministério da Cultura, Brasília, DF; Biblioteca Demonstrativa de Brasília, Ministério da Cultura, DF (2003); Salão Social do Iate Clube de Brasília, DF; Espaço de Artes Plásticas da Prodasen, Senado Federal, Brasília, DF; Espaço Cultural do Supremo Tribunal Federal, Brasília, DF (2004);
Entre as exposições coletivas nacionais e internacionais esteve presente nas seguintes mostras: Galeria de Arte do Palácio Pamphili Dória, Roma, Itália; Canning House Gallery, Londres, Inglaterra; Casa do Brasil, Madrid, Espanha; UCCLA, Lisboa, Portugal; Palais Palffy, Viena, Áustria (2003); IX Circuito Internacional de Arte Brasileira (representação de Brasília); Canning House Gallery, Londres, Inglaterra; Casa do Brasil, Madrid, Espanha; UCCLA, Lisboa, Portugal; "Artistas Brasileiros", Academia Latino Americana de Arte, Punta Del Este, Uruguai (2004).
VI Salão de Artes Plásticas, Ministério da Cultura, DF; XXIII Salâo Riachuelo, Brasília, DF; Espaço Cultural do Centro Comercial de Copacabana, RJ; II Salão de Artes Plásticas, RJ (2001); XVI Salão de Artes Plásticas, Associação Brasileira de Imprensa, RJ; XXIV Salâo Riachuelo, Brasília, DF (2002); Pró Arte de Brasília, Espaço Cultural do Hotel Nacional, Brasília, DF; VII Salão de Artes Plásticas Feirense, RJ; XXVIII Salão Brasília Marinhas, DF (2003); Espaço Cultural Infraero, Aeroporto de Cumbica, SP; V Salão do Clube Naval, RJ; II Salão da Escola de Guerra Naval, RJ; Salão 96 Anos da Associação Brasileira de Imprensa, RJ; XV Exposição Clube Internacional de Brasília, Visual Galeria de Artes, DF (2004);
Recebeu inúmeros troféus, e medalhas do Museu da Arte de Pampulha, da Associação Brasileira de Imprensa, do Museu de Arte de São Paulo, da Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais e sua obra foi selecionada para figurar no I e II Anuário Brasileiro de Artes Plásticas, nos volumes "Arte Especial" e "Arte Carioca" de Celso F. Bastos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações