Deputados aprovam alteração no IPVA
16/12/2008 23:15


Os deputados paulistas aprovaram nesta terça-feira, 16/12, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei 716/2008, que estabelece o tratamento tributário do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Durante a sessão, a proposta, de autoria do governador, recebeu emenda aglutinativa que, entre outras medidas, autoriza o Executivo a alterar a base de cálculo do imposto quando constatar diferenças entre esta e o valor real de mercado dos veículos.
Segundo a mensagem que encaminhou o projeto à Assembléia, a proposta legislativa pretende proporcionar maior justiça fiscal, e nesse sentido estabelece, em síntese: a) novos marcos temporais do fato gerador; b) regras que definem o âmbito de sujeição passiva, sem alteração do conceito de contribuinte do IPVA; c) critérios para fixação da base de cálculo para veículos com até 20 anos de fabricação, para que seja refletido o real valor de mercado; d) progressividade no cálculo dos acréscimos moratórios e juros pela intempestividade no recolhimento do imposto, com alteração da multa fixa de 20% para 0,33% por dia de atraso; e) base de cálculo do imposto dos veículos usados referente ao exercício de 2009, com fundamento na Lei 6.606, de 20 de dezembro de 1989, para adequar a transição entre a lei vigente e a nova disciplina do IPVA.
Subsídios
Foram também aprovadas quatro propostas de iniciativa da Mesa Diretora da Assembléia: dois projetos de resolução, restritos ao âmbito da Assembléia Legislativa, que autorizam a instituição de Programa de Assistência à Saúde Suplementar (PR 11/2008) e tratam da concessão de licença-prêmio (PR 12/2008); o PL 791/2008, que prorroga para o exercício de 2009 os efeitos da lei que dispõe sobre o subsídio do governador, do vice-governador e dos secretários de Estado; e o PL 792/2008, que dispõe sobre os subsídios dos deputados estaduais.
Nossa Caixa
No momento do fechamento desta edição, uma segunda sessão extraordinária havia sido convocada com objetivo de apreciar o projeto que autoriza a alienação da Nossa Caixa.
O Projeto de Lei 750/2008, que autoriza o Poder Executivo a alienar ao Banco do Brasil ações representativas do capital social do Banco Nossa Caixa, chegou ao Plenário com parecer favorável do relator Bruno Covas (PSDB). O parecer " aprovado na reunião conjunta das comissões de Constituição e Justiça, de Economia e Planejamento e de Finanças e Orçamento " recomenda a aprovação do projeto original e de oito emendas das 39 apresentadas pelos parlamentares. A emenda de número 1, aprovada na forma da subemenda, obriga o Banco do Brasil a, após a incorporação, proceder à integração dos respectivos empregados ao seu quadro de pessoal. No mesmo sentido, as emendas 5 e 20 e a submenda às emendas 4, 12, 33 e 37, pretendem resguardar direitos dos empregados da Nossa Caixa. Também foi acolhida no parecer a emenda (nº 25) que estabelece que a Nossa Caixa Desenvolvimento " Agência de Fomento do Estado de São Paulo, proposta no PL, será regida nos termos do que dispõe a legislação pertinente.
Sessão ordinária
Na tarde da mesma terça-feira, em sessão ordinária, o Plenário aprovou o PL 1.506/2007, que determina que não são devidos os emolumentos por atos praticados pelos serviços notariais e de registro relativos a habitações ou a regularização fundiária de interesse social.
Durante a sessão ordinária, os deputados que compõem a comissão formada para dar continuidade ao estudo de alterações no Regimento Interno da Casa entregaram ao presidente Vaz de Lima o resultado dos seu trabalho. O deputado Jonas Donizette (PSB), que compõe a comissão, informou que, na segunda etapa do trabalho de aperfeiçoamento das normas que regem o Legislativo paulista, as preocupações centraram-se nas comissões permanentes. Segundo o parlamentar, entre as propostas apresentadas merecem destaque a redução do número de comissões permanentes e o fim da figura do Relator Especial. Além de Donizette, são membros da comissão de aperfeiçoamento do Regimento Interno os deputados José Bittencourt (PDT), Maria Lúcia Amary (PSDB), Rui Falcão (PT) e Salim Curiati (PP).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações