Câmara de Bauru sedia debate sobre Orçamento 2012


















Entre as demandas mais recursos para a saúde e também para melhor uso do aeroporto
A Câmara Municipal de Bauru recebeu nesta sexta-feira, 16/9, a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) para debater o Orçamento 2012 com os cidadãos da região, que puderam participar e apresentar sugestões de emendas. A audiência pública foi conduzida pelo vice-presidente da CFOP, Luiz Cláudio Marcolino (PT), que explicou que é com a vontade da população que o Legislativo paulista deseja construir um Orçamento mais justo.
Regina Gonçalves (PV) lembrou que a LDO 2012 já prevê algumas das reivindicações feitas em audiências anteriores, como a contrapartida de 2% do Estado no custeio do Iamspe e a data-base do funcionalismo, entre outras. Sua colega de comissão, Ana Perugini (PT), disse que visitou a região de Bauru e considera como prioridade investimentos em moradias populares e redes de tratamento de esgoto.
Representante da região no Parlamento paulista, Pedro Tobias (PSDB) afirmou que mais uma vez prestigia uma audiência do Orçamento para apresentar sua lista de pedidos: custeio da saúde, sobretudo, das santas casas; melhorias nas estradas Jaú-Ibitinga, Bauru-Ibitinga, Barra Bonita-Santa Maria da Serra e Arealva-Pederneiras; e construção de novo fórum e de parque tecnológico em Bauru, além de novo prédio para Etec de Lins.
O crack é a droga mais consumida em Bauru (mais de 30% dos usuários), segundo dados coletados em pesquisa da Frente de Combate ao Crack, presidida por Donisete Braga (PT). O deputado disse que infelizmente, mais uma vez, a maioria desses usuários está na faixa infanto-juvenil.
Lei do Cerrado
Programa estadual de educação ambiental voltado ao descarte seletivo, criação das unidades ambientais da Lei do Cerrado (que protege o bioma no Estado), recentemente aprovada pela Assembleia, e de zona exportadora no entorno do aeroporto foram as sugestões de Domingos, do Ciesp de Bauru.
Mais infraestrutura, como escolas e posto de saúde, para o assentamento Horto dos Aimorés, entre Pederneiras e Bauru, onde vivem 400 famílias, foi reivindicada pelo vice-presidente do Sinergia Francisco Monteiro.
Já o Lar Escola Rafael Mauricio, que atende pessoas com deficiência leve e moderada, precisa de mais recursos para manter o atendimento, segundo Alexandre Perpétuo. Um ex-interno da escola, Carlos Ventura, vindo de Carapicuíba, participou em seguida e defendeu o Orçamento Participativo.
Odair Funes é vereador de Macatuba, cidade cortada por rodovia na qual Funes solicitou a instalação de duas passarelas de forma a evitar atropelamentos. De Pirajuí, o vereador Vanderlei Ferreira pleiteou uma ligação da rodovia Marechal Rondon ao aeroporto internacional de Bauru, o que beneficiaria seu município, bem como o de Avaí.
Mais respeito
Os idosos merecem o respeito da sociedade, ainda mais os que muito contribuíram para a formação educacional. Maria José Xavier, da Apampesp, pediu acima de tudo respeito do governo do Estado para com os professores aposentados e que sejam atendidas as reivindicações antes que boa parte da categoria morra.
Apeoesp, Afuse e outras entidades do funcionalismo também estiveram representadas para encaminhamento de demandas de funcionários públicos estaduais.
Ao final, Marcolino esclareceu que a LDO 2012 já foi aprovada pela Assembleia Legislativa, estabelecendo as metas e ações que deverão ser contempladas pelo Orçamento 2012. A CFOP vai avaliar no Orçamento, com a contribuição feita pela população nas audiências, os recursos que serão aplicados em cada ação.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações