São José dos Campos é a sede da 29ª audiência sobre o Orçamento


Da Redação " Marisa Mello
O vice-presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Enio Tatto (PT), reforçou o ineditismo das audiências publicas que a Assembléia Legislativa tem realizado em todo o Estado de São Paulo, para discutir o orçamento 2006 com a população, mediante oitiva de sugestões que poderão ser inclusas, na forma de emendas, na peça orçamentária. Ele fez a abertura nesta manhã, na Câmara de São José dos Campos, da 29ª audiência pública.
Após explicar a sistemática das reuniões, Tatto afirmou que o peso de votar um projeto que contou com a participação popular, é muito maior e vai exigir que os deputados mostrem claramente a postura que têm com relação à expectativa da comunidade.
A despoluição do rio Paraíba é, para o vereador Cristóvão Gonçalves, o maior problema da região de São José dos Campos. Especificamente para o município, a principal demanda é zerar o tratamento de esgoto com a construção da estação de tratamento de Parangaba.
Rose Gaspar, secretária municipal de Esportes e Recreação de Jacareí, acredita que discutir o orçamento regionalmente possibilitará uma melhor distribuição da receita. Recuperar a estrada vicinal que liga Jacareí a São José dos Campos, segundo a secretária, é uma antiga reivindicação que vem sendo pleiteada há mais de cinco anos.
Educação sempre presente
Funcionários da Unesp e Fatec estavam, mais uma vez, representados na audiência. Neusa Santana, do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza, reiterou a importância de a Assembléia derrubar o veto do governador às emendas da LDO, as quais aumentam o repasse para o ensino superior. Paulo Arantes, da Unesp, apoiou as palavras de Neusa, lembrando a situação difícil por que passa a instituição com a expansão de ensino sem o aporte de estrutura para atendimento de alunos.
Caçapava foi bem representada na audiência publica
Caçapava foi a cidade mais representada na audiência publica, por onde passaram cerca de 60 pessoas. O professor Gilles Villemin encaminhou as principais demandas de seu município. Segundo Villemin, que é vereador, os espaços destinados ao esporte em Caçapava estão em péssimas condições. Tanto o ginásio, como as quadras esportivas e as pistas de bicicross, precisam de reforma. O professor pediu também novas viaturas para o Corpo de Bombeiros e a pavimentação da estrada vicinal de Catauba.
Fernando Diniz, também vereador em Caçapava, pleiteou para a cidade a pavimentação da vicinal de ligação a Monteiro Lobato, a instalação de mais um distrito policial e o aumento do efetivo da polícia.
Outra vereadora de Caçapava, Ana Paula, focou seu pronunciamento na educação e pleiteou uma unidade da Fatec em sua cidade, para permitir o acesso ao ensino superior dos jovens carentes.
Bairro do Bosque dos Eucaliptos
O nome é bonito, mas, de acordo com os moradores desse bairro da zona sul de São José dos Campos, ele e totalmente esquecido pelas autoridades, tanto que nem ônibus passa pelo local. A taxa de criminalidade é alta e a região não tem hospital. Juscelino Rebouças, Maria das Graças Moreira, Mara Silva, Dulcineia Mota e Leandro Gimenez falaram em nome dos 280 mil moradores do Bosque, onde as principais demandas são a construção de um hospital geral e a instalação de um comando da Policia Militar.
Outras participações
O prefeito de Monteiro Lobato, João Bueno, reivindicou a construção da estrada do Livro, melhorando o acesso existente para a Chácara do Visconde, local onde viveu o escritor Monteiro Lobato.
O vereador de São José dos Campos, Wagner Baleeiro, priorizou a despoluição dos córregos Alambari e Parangaba, a duplicação da SP-50, a instalação da Fatec de São José (já anunciada mas não concluída) e um melhor repasse para a merenda escolar.
Maior investimento na Policia Técnica é o pedido de Vladimir Mursa, que apontou a necessidade de aumentar o número de funcionários no setor administrativo da polícia técnica, bem como novas instalações para o setor. Ele também informou que a verba para a nova sede do IML de Cruzeiro foi liberada pelo governo estadual.
Rose Gaspar voltou à tribuna de pronunciamentos para solicitar outro distrito policial em Jacareí e a recuperação das quadras esportivas nas escolas estaduais de sua cidade.
Maria Zelita, do Sindicato dos Servidores Municipais de São José dos Campos, reclamou do horário das audiências, afirmando que a grande maioria da população não pode comparecer porque está no trabalho. Ela disse que a Santa Casa de sua cidade tem atendido somente pacientes de convênios médicos, o que lamenta, porque a instituição deveria se destinar ao povo carente. Também protestou contra o pequeno repasse estadual para a merenda escolar que, segundo ela, e de aproximadamente 6 centavos por refeição.
O coordenador do Orçamento Participativo de Jacareí, Alexandre Amorim, sintetizou os pedidos da cidade em três reivindicações: manutenção das vicinais que ligam Jacareí a outras localidades, aumento do efetivo policial na cidade e recuperação dos estabelecimentos de ensino publico, cujas instalações estão em péssimas condições.
Dois deputados da região
Padre Afonso Lobato (PV) disse que a grande tarefa da comissão de Finanças e Orçamento é destacar o que é prioridade entre as demandas apresentadas para incluir na peca orçamentária. "Não existem salvadores da pátria, uma vez que os deputados não concentram as decisões. Porém, o importante é a possibilidade de se apresentar emendas que contemplem demandas regionais", declarou o deputado, lembrando, entretanto, que o orçamento é limitado.
Também deputado da região, Carlinhos Almeida (PT), destacou que a Assembléia decidiu fazer as audiências sobre o orçamento porque o governo do Estado havia decidido fazê-las apenas pela Internet.
Sobre as demandas, Carlinhos explicou que os recursos destinados pelo Estado ao esporte não atingem 1% do total do orçamento publico. "Isso justifica tantos pedidos para essa área", justificou.
O deputado disse que havia apresentado emenda para a instalação do distrito policial no Bosque dos Eucaliptos, a qual não foi acolhida porque não havia o entendimento de se aprovar emendas pontuais.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações