Obras de recuperação da SP-79 incluem mais 2km


08/12/2005 17:22

Compartilhar:

Audiênica com o secretário estadual dos Transportes, Dario Rais Lopes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AudienciaSP79a hamilton.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AudienciaSP79b hamilton.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cerca de dois quilômetros do trecho da SP-79, entre Votorantin e Piedade, que haviam ficado fora do processo licitatório, serão incluídos nas obras de recuperação da rodovia. O pedido foi apresentado ontem ao secretário estadual dos Transportes, Dario Rais Lopes, pelos deputados Hamilton Pereira (PT), Maria Lucia Amary (PSDB) e José Caldini Crespo (PFL). Os 2 km estão localizados entre o km 120, onde há um Posto Policial, e o km 118.

Outra conquista obtida na audiência com o secretário é a realização de um estudo, pela equipe de técnicos ambientais da Secretaria dos Transportes, sobre a viabilidade de construção de acostamento e proteção no trecho da rodovia que corta a Serra de Paranapiacaba. "Por ser uma área de proteção ambiental são necessários estudos antes de qualquer tipo de intervenção", explicou o secretário. "E o apoio político dos deputados da região nesse caso será fundamental", completou.

A vistoria ficou previamente agendada para o dia 27/12. "Estamos avaliando a possibilidade de encerrar a vistoria com uma audiência pública para que os devidos esclarecimentos acerca das previsões da Secretaria para a SP-79 possam ser prestados diretamente à população", explica Hamilton Pereira, que ficou responsável por consultar as Câmaras Municipais da região que poderiam sediar o evento.

As possíveis obras provenientes da vistoria serão acrescentadas à licitação para recuperação do trecho entre Tapiraí e Juquiá, que será realizada durante o período das chuvas e hoje está avaliada em R$7.130.000,00. Segundo o secretário, o valor compreende o conserto das crateras e realização de obras de contenção de encostas localizadas entre o km 126 e o km 180,5.

Com relação à cratera localizada no km 126 (Piedade), que deverá completar um ano no próximo mês, Dario informou que poderá tirá-la do processo de licitação caso avalie ser necessário. Segundo Dario, a cratera está no limite e a Secretaria está realizando estudos que dependem de previsão pluviométrica. Por sugestão da deputada Maria Lucia, os deputados se responsabilizaram a consultar a Casa Civil sobre a possibilidade de a cratera ser consertada com recursos da Defesa Civil.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp