Parque de Ilhabela abriga espécies em extinção





O Parque Estadual de Ilhabela abrange mais de 80% da ilha de São Sebastião e possui uma área de 27.025 hectares. Em 1977, o parque surgiu com o objetivo de proteger uma das maiores áreas de Mata Atlântica remanescentes no Estado e caracteriza-se por ser um parque-arquipélago com um total de 12 ilhas, dois ilhotes e duas lajes.
É possível encontrar no arquipélago mais de 130 espécies de mamíferos, 800 de aves, além de répteis e insetos que habitam os manguezais e a restinga. Uma caminhada pelas trilhas da ilha revela a grande diversidade de animais residentes como lontras e tucanos, espécies raras como a jaguatirica e o caxinguelê, e as aves tangará, araponga e pica-pau. Algumas dessas espécies estão em processo de extinção, outras só existem neste ecossistema, como o cururuá, um tipo de roedor que vive na restinga da ilha.
Além da exuberante flora, árvores com mais de 20 metros de altura, bromélias e orquídeas, há milhares de córregos e riachos que formam diversas piscinas naturais e mais de 250 cachoeiras de diversos tamanhos, dentre elas o poço da Pedra, que fica no começo da trilha, e o poço do Jabuti, a 1.400 metros do início da caminhada. Um passeio de mountain bike pela orla marítima, rappel com destino ao alto da cachoeira do Veloso e cavalgadas na praia são algumas opções de lazer para os visitantes.
O Parque de Ilhabela é uma das Unidades de Conservação que integram o Projeto de Preservação da Mata Atlântica (PPMA), resultado da parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente do Estado e o banco alemão KFW. O projeto investe recursos em infraestrutura e fiscalização do parque e também no apoio aos programas de educação ambiental. Há um conselho consultivo formado por representantes da sociedade, do setor público e das comunidades caiçaras, que juntos administram o funcionamento e garantem a preservação da fauna e flora existentes no parque.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações