A pintura de Elisa Ori: um mundo de figuras abstratas com sopro poético



Elisa Ori sabe sintetizar, mais do que as formas, os próprios conceitos e é assim que as imagens aparentemente desfocadas se carregam de um profundo sopro poético e se tornam expressões de uma primaveril poesia. Basta essa relevância para demonstrar que nos encontramos frente a uma artista autêntica, mas muito particular. Uma criadora de expressões extremamente sutis que exaltam a realidade em sentido lírico na sua etérea consistência.
De suas obras abstratas emergem aves enigmáticas, indefinidas, com longas caudas plumadas. Seu desenho corresponde a suas fantasias e ali projeta suas teorias sobre a transformação dos seres animados e inanimados.
O esquema de suas composições é bastante flexível: segue a variedade de desenvolvimento que o gesto dá às virtuais tensões da cor no espaço. Por detrás do estímulo da transformação imaginativa das coisas, prevalece sempre a feliz escolha dos tons de suas cores e um ritmo formal que se prolonga num sopro de efusivo lirismo.
Sob o plano temático se desenvolvem temas cíclicos sobre os quais, por sua vez, se agregam variantes imprevisíveis, uma diferença que recoloca em jogo o registro sintático de suas proposições espaciais e suas tonalidades emotivas.
Dentro desse mundo de figuras abstratas, até mesmo luminosas, de ritmos universais, se insinua algo que muda o percurso, a constelação normal se interrompe para depois retomar o equilíbrio ideal de sua organização espacial.
Suas obras, Revoada e Flexo ao Universo, doadas Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, traduzem a alegria que os tons claros e fortes acentuam e aos quais a artista voluntariamente se limita.
A artista
Ori, pseudônimo artístico de Elisa Ori, nasceu em 1957, na cidade de Guarulhos. Formou- se em artes plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1980). Participou do curso de desenho e pintura de modelo vivo na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Freqüentou o curso de arte contemporânea no atelier Rodrigues Coelho (1984) e na Oficina de Arte do SESI Paulista (1998).
Participou, entre outras, das seguintes exposições: Clube Alto de Pinheiros (1987); Galeria do SESI Paulista; Salão de Exposição da UCBEU; I Prêmio Brasil Acadêmico de Artes Plásticas, Salão Candido Portinari (1988); 2º Salão de Artes Plásticas de Mogi Mirim (1989);Clube Hípico de Santo Amaro (1990); Casa Tabacow (1991); Chiavari (1992); Espaço Cultural Caixa Econômica Federal, Brigadeiro Faria Lima. (1993) ; 21º Salão Bunkyio de Artes Plásticas; Grande Salão Citröen; "Vanguarda" no Espaço Cultural Érico (1995) ;Espaço Cultural Mario Pedrosa, SP; Grande Salão Citröen, SP (1996); "Cotidiano e Imaginário", Espaço Cultural Leonardo da Vinci, SP; Itinerante no Espaço Cultural Caixa Econômica Federal, Praça da Sé, SP, (2001).
Recebeu inúmeros prêmios, medalhas e possui obras em diversas coleções particulares e nos acervos artísticos da Pinacoteca da Fundação Lucentis de Botucatu e do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações