Fórum das Seis realiza ato pela sanção integral da LDO
.jpg)

O Parlamento paulista foi palco de mais um ato público, hoje, 12/7, em defesa do aumento da verba destinada à educação pública do Estado. Representantes das universidades públicas estaduais receiam que o governador vete algumas emendas da LDO, aprovadas pela Assembléia no último dia 7/7. Entre elas, a que prevê o aumento do repasse de verbas para a educação pública estadual de 30% para 31% da receita tributária, e para as universidades públicas estaduais (USP, Unesp e Unicamp), de 9,57% para 10% da cota-parte do ICMS - antiga reivindicação da comunidade acadêmica.
Promovido pelo Fórum das Seis, entidades ligadas às três universidades públicas estaduais (USP, Unesp e Unicamp), e ao Centro Paula Souza, que administra as faculdades de tecnologia e escolas técnicas estaduais, o ato foi realizado no Auditório Franco Montoro.
Conforme os membros do Fórum das Seis, para que o Executivo não vete as emendas aprovadas é necessário que toda a sociedade exija os seus direitos, "mesmo que para isso sejam necessárias manifestações diárias", afirmou Maria Aparecida Moysés, presidente da Associação dos Docentes da Unicamp.
O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, José Caldini Crespo (PFL), informou aos manifestantes que a Assembléia promoverá, entre 8/8 e 10/10 próximo, 43 audiências públicas para debater o orçamento de 2006 com a população. Sobre o possível veto à LDO, Crespo comentou: "se Geraldo Alckmin sancionar esse texto, quero cumprimentá-lo por ser um verdadeiro estadista. Se não, ele não passa de um "gerentão", conforme o classificou a própria propaganda do PSDB".
Estiveram presente ao ato os deputados José Caldini Crespo e Edmir Chedid (relator da LDO), ambos do PFL, Ênio Tatto, Renato Simões, Maria Lúcia Prandi e Mário Reali, todos do PT, e Nivaldo Santana e Ana Martins, ambos do PCdoB.
Após a aprovação
A LDO tem o mesmo andamento que qualquer outro projeto de lei ordinária depois de sua remessa ao Executivo para a sanção. O governador tem 15 dias úteis para se pronunciar. Ele pode ficar em silêncio, sancionar ou vetar a lei. No primeiro caso, passado quinze dias, o presidente da Assembléia Legislativa tem dez dias para promulgar a lei. Na última hipótese, a lei volta para o Legislativo, que deverá pautar seu veto e se manifestar sobre ele em uma única sessão. O número de votos exigido para derrubada do veto é de maioria absoluta (48 votos). Feito isso, o Legislativo deve enviar o veto de volta ao governador. Se ele não promulgar a lei em 48 horas, quem o fará é o presidente da Assembléia, também no prazo de 48 horas.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações