Cônsul norte-americano visita a Assembléia Legislativa

O presidente do Parlamento paulista, deputado Vaz de Lima, recebeu nesta segunda-feira, 10/12, a visita do cônsul geral dos Estados Unidos em São Paulo, Thomas White. Ele veio acompanhado de John Peter Higgins, cônsul para assuntos políticos. Durante o encontro, as autoridades conversaram sobre a atual situação econômica por que passa o Brasil e, em especial, o Estado de São Paulo.
A crise vivenciada até 1995, e a estratégia adotada a partir daquele ano pelo então governador Mário Covas, foram relatadas por Vaz de Lima. "Covas privatizou empresas e negociou o prolongamento da dívida que, ainda hoje, leva 13% da arrecadação do nosso ICMS. Mas, apesar disso, temos conseguindo fazer investimentos", disse.
O ano de 1994 também foi relembrado como o divisor de águas para a economia do país. "Naquele momento foi quebrado o ciclo de inflação acelerada em que vivíamos e houve a estabilização da moeda", explicou o presidente.
Outro tema em pauta foi a constante preocupação do Legislativo na questão da energia. Vaz de Lima compartilhou com os convidados sobre a viagem que fez recentemente à Europa para aprofundar conhecimentos sobre a utilização do lixo para fins energéticos. "São Paulo não tem mais capacidade de armazenar lixo em aterros sanitários. A incineração pode ser uma alternativa visando o bem do meio ambiente e a produção de energia", apontou o deputado.
Aspectos referentes à gestão política também foram discutidos. Entre eles, Vaz de Lima destacou a reformulação pela qual o Regimento Interno passou neste ano, o que ele considera uma contribuição fundamental para o avanço de São Paulo. Ele chamou a atenção, ainda, para a atuação do Parlamento ao aprovar projetos de extrema relevância para a sustentação do Estado.
Thomas White, por sua vez, enfatizou que São Paulo tem poder de influência nacional e falou do leque de possibilidades a partir do estreitamento das relações entre o consulado americano e a Assembléia. "São Paulo tem uma importância política e econômica maior do que em muitos Estados americanos", comparou.
Para Vaz de Lima, há nove meses como presidente da Mesa Diretora da Casa, este momento é oportuno para a promoção de debates. Ele se mostrou receptivo a novas idéias e à troca de informações com o consulado norte-americano. Nesse sentido, Thomas White disse que parcerias entre as duas Casas são possíveis. "Podemos indicar especialistas em diversas áreas do conhecimento, além de viabilizar pesquisas e estudos", concluiu.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações