CCJ aprova projeto que proíbe cobrança de assinatura de telefone
.jpg)
Foi aprovado nesta terça-feira, 21/6, na reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa, o Projeto de Lei 342/2004, que veda a cobrança da taxa de assinatura básica aos consumidores dos serviços de telefonia. O projeto, de autoria do deputado José Dílson (PDT), recebeu parecer favorável do deputado Milton Vieira (PFL), e foi alvo de polêmica durante a discussão na CCJ.
Edson Aparecido (PSDB), líder do governo na Assembléia, argumentou que a regulação de tarifas e taxas dos serviços de telefonia é competência da União, não cabendo aos estados legislarem sobre a matéria: "os deputados acham que estão votando uma lei que será posta em prática, e não será", referindo-se à possibilidade de veto do Executivo.
O relator, Milton Vieira (PFL), defendeu seu parecer favorável ao projeto lembrando que diversos estados do país já aprovaram leis semelhantes, afirmando que o Código de Defesa do Consumidor não veda competência aos estados para regulamentarem tarifas públicas. Apesar disso, o parecer foi aprovado, com voto contrário de Edson Aparecido.
Outra polêmica, desta vez mais regimental que de conteúdo, ficou por conta da aprovação do Projeto de Lei 332/2004, do deputado Caldini Crespo (PFL), que define as Fatecs como escolas de nível superior de graduação (com isso, essas escolas de tecnologia passam a se equiparar às universidades, com vantagens tanto do ponto de vista de recursos financeiros quanto de gestão). Os deputados Roberto Morais (PPS) e Milton Vieira requereram vistas do projeto, mas o processo de discussão já estava encerrado. Também requereu vistas o relator do projeto, deputado José Bittencourt (PTB), cujo parecer era favorável. Segundo o Regimento Interno da Assembléia, durante a votação não é mais permitido requerer vistas dos projetos. A proposta foi aprovada, com voto contrário de Edson Aparecido e do presidente da comissão, Cândido Vaccarezza (PT).
Com pauta de 68 itens, a CCJ votou 43 projetos de lei. Destes, cinco são de autoria do Poder Executivo, e dispõem sobre alienação de bens de propriedade do Estado ou de empresas públicas e cessão de áreas. Os demais tiveram pedidos de vistas deferidos pelo presidente, e devem voltar à pauta na próxima semana. Entre os 38 projetos de autoria dos deputados, foram aprovados o PL 145/2005, do deputado Paulo Sérgio (PV), que institui o Dia do Acemista (associado da ACM); o PL 542/2004, do deputado Souza Santos (PL), que obriga estabelecimentos comerciais a dispor do Código de Defesa do Consumidor, para consulta; e o PL 543/2004, do deputado Valdomiro Lopes (PSB), que institui do Dia do Carimbeiro.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações