Direito Eleitoral é tema de curso na Assembleia
.jpg)



Foi iniciado, nesta segunda-feira, 7/6, o curso de Direito Eleitoral, promovido pelo Instituto do Legislativo (ILP). Participaram da abertura do curso o presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Henrique Ricardo Lewandovski, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral " Seção São Paulo, desembargador Walter de Almeida Guilherme. Compuseram a mesa ainda o presidente do ILP, Roberto Lamari, os diretores-executivos do ILP Maurílio Maldonado e Desiree Cepe de Marco, a coordenadora do curso de Direito Eleitoral, professora Monica Herman Caggiano, e o presidente da Fundação Arcadas, Cássio Mesquita.
O presidente Barros Munhoz destacou a importância do curso, pois considera que o Brasil "sofre em consequência de uma legislação eleitoral complicada e em muitos aspectos obsoleta, o que afugenta os bons valores da sociedade da atividade política". Daí a importância do trabalho do TSE, continuou Munhoz, que apontou a "omissão gravíssima dos legisladores, que delegam ao Judiciário a elaboração da legislação partidária e eleitoral".
"O Direito Eleitoral deveria ser matéria autônoma nos cursos de direito", defendeu o presidente do TRE, desembargador Walter de Almeida Guilherme, "pois não podemos fugir à ideia de que eleição é o ápice do regime democrático". Página 3
Identificação biométrica do eleitor vai dar mais segurança à votação eletrônica
Continuação da primeira página
O ministro Lewandovski proferiu a aula inicial do curso, falando sobre "A Operação Eleitoral e sua Dinâmica " O Direito de Sufrágio". Ele historiou a criação da Justiça Eleitoral e citou as novidades trazidas no estabelecimento do Código Eleitoral Brasileiro, em 1932, como o voto secreto e o sufrágio feminino.
"O papel da Justiça Eleitoral é garantir o sufrágio universal, direto e secreto, com voto livre de intermediação e pressão", resumiu o ministro, elogiando a segurança da apuração eletrônica, que será incrementada com a identificação biométrica do eleitor. Segundo Lewandovski, a nova identificação será testada nestas eleições em 60 municípios, onde um milhão de eleitores foram cadastrados.
Lewandovski afirmou que, passadas as próximas eleições, o TSE e os TREs querem racionalizar o "cipoal da legislação eleitoral e avançar na necessária reforma eleitoral". São diversos os temas que merecem reflexão, continuou o ministro, como o financiamento de campanhas e a cláusula de barreira para partidos. As principais preocupações do TSE, segundo o ministro, são as lacunas na lei sobre a propaganda eleitoral indevida ou antecipada e a captação ilegal de votos e de financiamento.
Em relação ao projeto Ficha Limpa, sancionado há poucos dias sem vetos pelo presidente da República, o ministro informou que há três questionamentos no TSE, e afirmou que deverão ser respondidos antes da data-limite para registro de candidaturas.
"Embora a Justiça Eleitoral esteja pronta para agir com rigor, acredito que não deve estimular a judicialização da política", já que seu papel é atuar pelo bem comum, para criar condições para que o processo eleitoral transcorra "em clima de festa cívica e congraçamento popular", finalizou Lewandrovski.
O curso
O curso de Direito Eleitoral será realizado entre os dias 7 a 17/6, e abordará diversos temas afins às eleições, como análise do sistema eleitoral brasileiro, da nova lei eleitoral atualizada pela a Lei 12.034/2009, candidaturas, papel dos partidos políticos, fidelidade partidária, direito penal eleitoral, prestação de contas e financiamento de campanhas.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações