Projeto que transforma Hospital das Clínicas em autarquia tem debate acalorado





A intenção da base governista de dar prosseguimento à discussão do Projeto de Lei Complementar 79/2006, nesta terça-feira, 8/11, no Plenário da Assembleia, provocou o uso pela oposição de recursos regimentais para obstruir os trabalhos legislativos. A bancada do PT protocolou três requerimentos de inversão da Ordem do Dia para impedir que o PLC 79/06 fosse colocado como primeiro item da pauta da sessão ordinária, o que adiou a discussão da matéria para uma sessão extraordinária, realizada na mesma data. Após um novo acordo entre os líderes, a segunda sessão extraordinária, que teve início às 22h, foi encerrada sem que houvesse qualquer debate sobre o projeto.
A discussão do PLC 79/06 pode ser retomada nesta quarta-feira, 9/11, a partir das 16h30.
PLC 79/06
O texto do projeto do Executivo, a par da modernização do Hospital das Clínicas, transformando-o em autarquia de regime especial, prevê apenas a participação de membros da diretoria do hospital no conselho deliberativo (art. 10º), e também estabelece a possibilidade de o HC vender serviços e receber recursos financeiros da iniciativa privada (art. 8º, incisos IV e VII).
Críticas e respostas
Estas duas medidas são o alvo das principais críticas dos partidos oposicionistas à iniciativa do governo estadual, que apresentaram várias emendas para retirar essas possibilidades do texto. Segundo eles, tais itens significam que o hospital deixará de atender preferencialmente a pacientes encaminhados pelo SUS, oficializando porta dupla de acesso que poderá dar precedência ao atendimento de pacientes encaminhados por convênios médicos particulares. Para os oposicionistas, trata-se de uma privatização "maquiada" de serviços públicos de saúde de comprovada excelência e que foram construídos com recursos públicos.
O deputado Pedro Bigardi (PCdoB) ressaltou que o art. 10 não contempla a participação de trabalhadores e da sociedade civil na constituição do conselho deliberativo, exigência de lei federal para instituições hospitalares que atendem ao SUS.
O líder do Governo na Casa, Samuel Moreira, rebateu as afirmações dos partidos que se colocaram em obstrução à discussão do projeto, dizendo que apesar de afirmarem serem favoráveis à modernização e à possibilidade de ampliação da captação de recursos, os deputados da oposição impedem a votação do projeto que vai efetivar esses avanços para o funcionamento do HC. Moreira argumentou ainda que a venda de serviços prevista é de tecnologia e técnica, e não mais de leitos. A modernização, segundo ele, dará autonomia financeira ao hospital e permitirá avanços administrativos que atendem ao gigantismo da instituição, sem comprometer o atendimento prioritário ao SUS. Moreira referiu-se ainda a mudanças no projeto que constam de uma emenda aglutinativa, construída entre líderes partidários, que permitiu melhorias no texto. O líder do Governo informou que um dos aperfeiçoamentos foi a retirada da contratação de pessoal, constante do projeto original. A questão de contratação de pessoal, adequada a uma autarquia, deverá ser encaminhada pelo governador em projeto específico, disse ele.
A íntegra do PLC 79/06 e sua tramitação estão disponíveis a consultas pela internet, no Portal da Assembleia, www.al.sp.gov.br, no link Projetos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações