Saneamento básico: os papéis do Estado e do município em debate

DA REDAÇÃO
A Comissão de Serviços e Obras Públicas realizou nesta quinta-feira, 21/8, no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa, audiência pública para discutir o projeto da Prefeitura de São Paulo que trata da regulação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Município de São Paulo (PL 219/2003).
André de Oliveira Castro, representando a prefeitura, apresentou os fundamentos e o conteúdo do projeto, justificando-o por meio da Constituição e da Lei Orgânica do Município. Segundo ele, o projeto tem como objetivo corrigir o erro histórico que deixou a prefeitura de fora da gestão do saneamento. De acordo com a propositura, a regulação e o planejamento do setor devem ser compartilhados entre o Estado de São Paulo e o município de São Paulo, cabendo a operacionalização à Sabesp. Segundo André, "é fundamental definir claramente o papel da Sabesp para estabilizá-la".
Referência mundial
O representante da Sabesp, Antonio César da Costa e Silva, alegou que historicamente foi sempre o Estado quem fez a gestão dos serviços de saneamento e apresentou dados a respeito do amplo atendimento oferecido pela companhia ao Município de São Paulo e os pesados investimentos realizados. Argumentou, também, que a Sabesp é referência mundial no setor, o que tem facilitado a captação de recursos externos. "A prefeitura tem desqualificado a empresa, e isto não podemos aceitar", afirmou.
O tesoureiro do Sintaema - sindicato que representa os trabalhadores da Sabesp -, José Pedro Apolinário, elogiou a iniciativa da prefeitura, mas criticou o fato de não ter havido consulta aos funcionários da Sabesp. "Este erro está sendo corrigido com a constituição de comissão especial para gerar um substitutivo", informou. Para ele, o PL 410, em tramitação na Assembléia, pretende que o Estado fique com 50% mais um das ações da empresa está atrapalhando o debate, uma vez que passa a empresa às mãos da iniciativa privada. "O controle social é determinante na área do saneamento", concluiu.
Para o deputado Nivaldo Santana, o governo do Estado está se utilizando da Sabesp para suprir suas necessidades fiscais. "O governo é uma verdadeira bomba de sucção dos recursos da empresa", avaliou. Segundo ele, o projeto que tramita na Casa não merece o apoio de quem está comprometido com o saneamento básico.
Contrato de concessão
De acordo com o deputado Rodolfo Costa e Silva, há riscos no projeto da prefeitura, uma vez que todas as privatizações feitas no país tiveram início em um processo de municipalização. "É necessário negociar um contrato de concessão que garanta a participação do Estado", concluiu.
A ausência de transparência na prestação de contas por parte da Sabesp motivou todo este debate, alegou o deputado Sebastião Almeida. Na sua opinião, a Sabesp ainda não foi privatizada graças aos contratos com os municípios. "A discussão em torno da titularidade é fundamental, pois traz à tona todos estes problemas de uma empresa com a importância da Sabesp", argumentou.
O deputado Sebastião Arcanjo (PT), presidente da comissão, presidiu os trabalhos, que ficaram sob a coordenação no deputado Nivaldo Santana (PCdoB). Os deputados Simão Pedro (PT), Paulo Sérgio (PRONA), Rodolfo Costa e Silva (PSDB), José Zico Prado (PT) e Sebastião Almeida (PT) também estiveram presentes.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações