Debate sobre orçamento estadual bate recorde de participação em Bragança Paulista

Lideranças políticas somaram-se à população da região de Bragança Paulista para reivindicar em favor de seus municípios e propor sugestões que podem ser incluídas no Orçamento do Estado para 2006.
Cerca de 400 pessoas participaram da reunião na Câmara Municipal de Bragança Paulista, nesta segunda-feira, 29/9, que, segundo o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa, deputado José Caldini Crespo (PFL), bateu todos os recordes de participação das sessões já realizadas pela comissão para debater o orçamento.
A grande participação popular e a presença de 47 vereadores, seis prefeitos, seis vice-prefeitos, três ex-prefeitos da região, além de 180 formulários propondo sugestões, ratificaram a liderança política exercida na região pelo deputado Edmir Chedid, que é relator do orçamento.
A sessão programada para durar duas horas e meia, das 15h30 às 18h, estendeu-se até às 20h30, dada a expressiva participação da população. Foram mais de cinco horas de debate e de apresentação de propostas pelos representantes das cidades da região, que foram catalogadas pelo relator.
O prefeito de Bragança Paulista, Jesus Chedid, apresentou um documento contendo 58 propostas que visam o desenvolvimento da região, priorizando as seguintes: conclusão da segunda etapa do Hospital Bom Jesus; implantação de campus da Unesp; implantação da Fatec; duplicação da Rodovia Capitão Barduíno; pavimentação da vicinal que liga Bragança a Morungaba (também proposta pelo presidente da Câmara de Morungaba); pavimentação da vicinal que liga Bragança a Vargem; ampliação do prédio do Fórum; implantação de estação de tratamento de esgoto; verba para a Santa Casa de Misericórdia; construção de anel viário interligando as rodovias Capitão Barduíno SP-08 e Alkindar Monteiro Junqueira SP-63; construção de anel viário ligando a SP-63 e Fernão Dias; aumento do efetivo policial civil e militar; implantação do ensino médio nas escolas; instalação de usina de reciclagem e atamento do lixo em caráter regional; redução do ICMS nas regiões que fazem divisa com o Estado de Minas Gerais, visando a instalação e manutenção de indústrias no Estado de São Paulo; e pagamento de royalties pela água retirada do município e levada para São Paulo pela Sabesp.
A despoluição de rios que cortam a região e pavimentação de estradas vicinais foram as principais reivindicações apresentadas pelos prefeitos de Tuiuti, Socorro, Morungaba e Joanópolis. José Costa, prefeito de Joanópolis, acrescentou às reivindicações o asfaltamento da estrada que liga o município a São José dos Campos, além de investimentos por parte da Sabesp no município, que, segundo ele, tem potencial para abastecer toda a região.
Representantes de Serra Negra, Amparo e Pinhalzinho priorizaram o envio de recursos para os hospitais de seus municípios.
A construção do Fórum local, mudanças no critério de repasse do ICMS e a recuperação da ponte que liga o município a Socorro foram sugestões apresentadas pelo vereador Carlos da Costa, de Águas de Lindóia.
Para o relator do Orçamento, deputado Edmir Chedid, Bragança Paulista e região participaram e corresponderam de acordo com a posição que ocupam no contexto político-administrativo do Estado. Segundo o parlamentar, a audiência evidenciou que o governo estadual precisa olhar com mais carinho para a região. Chedid enfatizou, ainda, que esses encontros proporcionam ao cidadão, aos representantes de organizações sociais e às autoridades locais ferramentas para que encaminhem aos parlamentares suas propostas sobre gastos e investimentos do Estado. "Como relator, pretendo analisar todas as sugestões apresentadas", concluiu.
echidid@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações