CPI da Queima da palha escolhe relator especial




Por indicação da deputada Vanessa Damo (PV) e com o apoio dos demais membros da comissão, foi escolhido como relator especial da CPI da Queima da palha de cana-de-açúcar o deputado Uebe Rezeck (PMDB), por seu conhecimento sobre as condições de trabalho e de como elas afetam a saúde dos trabalhadores nos canaviais.
A CPI convidou também, através do vice-presidente Fernando Capez (PSDB), alguns procuradores da Casa para reunir num relatório o conjunto de leis que se referem ao objeto da CPI que são a exploração do trabalho escravo e as queimadas, que tanto prejudicam a imagem do Brasil e o meio ambiente. Os deputados receberam também " e o presidente Rafael Silva (PDT) convidou para compor a mesa " o membro do Ministério Público e professor de Direito Pedro Franklin de Campos. Em sua fala, Franklin de Campos fez considerações sobre seu respeito pela atividade do Legislativo, "um poder de legitimidade pura, a alma da sociedade", segundo ele, e colocou-se à disposição para combater a escravidão em pleno século XXI: "é inadmissível que existam pessoas explorando e subjugando seus semelhantes a ponto de reduzi-los à condição de escravos".
Entre os maiores poluidores
O deputado Rafael Silva (PDT), presidente da CPI, acrescentou que as atuais condições de trabalho dos bóias-frias são piores do que as que os escravos viviam no passado. "Seu tempo de vida útil é de 12 a 15 anos, menor que os 20 anos dos escravos de antigamente". Rafael Silva falou ainda que os trabalhos da CPI deverão ter reflexos no Brasil inteiro, criando legislação e impedindo que regiões sem preocupação com o bem-estar dos trabalhadores e que fogem das responsabilidades trabalhistas consigam produzir o álcool de uma maneira mais barata e apresentem, por isso, uma competitividade maior. "Uma legislação nacional vai estabelecer uma concorrência saudável", disse o presidente e afirmou que os usineiros vão, no médio prazo, perceber as vantagens de considerarem o respeito aos trabalhadores e ao meio ambiente. "As nações desenvolvidas têm mais consciência e mais informação. Quando descobrirem de que maneira são tratados nossos trabalhadores, os consumidores desses países rejeitarão o álcool brasileiro". O deputado finalizou afirmando que o Brasil está entre os quatro maiores poluidores do mundo e que 75% dessa poluição é causada pelas queimadas. "Não é bom estar lá no alto nesse ranking".
Participaram também os deputados Davi Zaia (PPS), Conte Lopes (PTB), Dárcy Vera (DEM), Adriano Diogo (PT) e Samuel Moreira (PSDB).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações