Dia Internacional da Paz é comemorado na Assembleia Legislativa


21/09/2010 20:23

Compartilhar:

Ato comemorativo pela Cultura de Paz na Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/compaz ROB_4022.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lorena Sales se apresenta durante evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/lorena braga (5 of 5).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Comemorada em 21 de setembro, a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas



Paz e Harmonia. Essas foram as principais palavras do ato comemorativo do Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz (Conpaz), que aconteceu na tarde desta última terça-feira, dia 21/09, no auditório Franco Montoro. A celebração do Dia Internacional da Paz contou com a presença de representantes do conselho, de pessoas interessadas no tema e de músicos, que expressaram, por meio de sua arte, o desejo de amor de paz nos corações.

O orador e representante do Conpaz na Assembleia, Elias André Pinto, inicou o evento falando da importância da paz e de como encontrar a paz nas pessoas. "Vivemos em um mundo em que as pessoas não procuram a paz e pensam só em si mesmas. Esse evento é importante para ajudarmos as pessoas em terem harmonia em suas vidas. Devemos sempre agir com paz, em todos os momentos e situações", disse.

Também conselheiro do Conpaz, Paulo Santos falou sobre a missão que a Assembleia Legislativa tem de sensibilizar e mobilizar a população, levando a cultura de paz à sociedade. "A nossa esperança é que os governantes façam a paz, e que as pessoas não lembrem de ter paz só no dia 21 de setembro. Temos de cessar fogo. Essa é a ideia. Não vamos fazer guerra em nossas próprias mentes, e sim buscar uma reflexão de paz", declarou.

Maridete Oliveira, também membro do conselho, agradeceu a todos os participantes dos trabalhos realizados pela paz no Legislativo paulista. "Essa iniciativa da Assembleia é muito boa, e temos de levar esse trabalho para todos que necessitam de paz".

O evento contou ainda com apresentações dos músicos Adriano Grineberg, Cristian Abba, Lorena Sales e Cyro Leão.



Conpaz



O Conpaz foi instituído na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo por meio da Resolução 829, de 17 de dezembro de 2002, com a missão de sensibilizar, mobilizar e articular todos os segmentos da sociedade no engajamento na Cultura Paz, hoje na Assembleia Legislativa paulista, 33 conselheiros (26 de organizações não governamentais e 7 deputados) com o objetivo de disseminar a cultura de paz.



Dia Internacional da Paz



Em 1981, em Luanda, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) fixou uma data permanente para a celebração do Dia Internacional da Paz: o dia 21 de setembro. A data foi instituída como um dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo. Desde então, a ONU tem celebrado este dia, cuja finalidade não é apenas fazer com que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da paz.

Segundo a ONU, a data deve constituir-se como um tempo propício para concentrar os esforços das Nações Unidas, dos seus países membros e de toda a humanidade a fim de promover os ideais da paz e para manifestar, com clara evidência, o seu compromisso com a paz, de todas as formas.

alesp