Assembleia dá posse a dois suplentes
16/03/2011 20:49

Nesta quarta-feira, 16/3, dois deputados suplentes foram empossados como deputados estaduais na Assembleia Legislativa de São Paulo. Com o pedido de licença do deputado Edson Giriboni para exercer o cargo de secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, foi convocada a primeira suplente do Partido Verde (PV), Maria Regina Gonçalves. Do mesmo modo, com o pedido de licença do deputado Davi Zaia, que pediu licença para exercer o cargo de secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, foi convocado o primeiro suplente do Partido Popular Socialista (PPS), Vitor Sapienza.
Tendo apresentado seus respectivos diplomas da Justiça Eleitoral e suas declarações de bens, Maria Regina Gonçalves e Vitor Sapienza, após terem prestado o compromisso regimental, foram declarados empossados como deputados estaduais.
"Aqui só fiz amigos", disse Vitor Sapienza ao agradecer a acolhida e os elogios recebidos. Lembrando estar na Assembleia há 24 anos, ele reafirmou seu compromisso de lutar "pela melhoria da qualidade de vida do povo paulista". A preocupação com a população também foi citada por Regina Gonçalves, que agradeceu a acolhida e a presença de uma comitiva de vereadores de Diadema, de diversos partidos, que acompanhou na posse.
Suplentes tomam posse e partidos indicam líderes
Vítor Sapienza, eleito pelo PPS, assume seu sétimo mandato. Foi presidente da Assembleia Legislativa no biênio 1993-1995, e líder de seu partido de 1999 a 2001. Deputado atuante, sempre participou de comissões temáticas como a de Finanças e Orçamento. Formado em economia e ciências contábeis, é agente fiscal de rendas aposentado.
Vereadora por dois mandatos na Câmara Municipal de Diadema, Maria Regina Gonçalves atua no PV há 18 anos. Já foi presidente municipal do partido e vice-prefeita de Diadema entre 1997 e 2000. Foi líder do PV na câmara e participou de comissões temáticas e da Comissão Especial Permanente de Direitos Humanos e Cidadania.
Novos líderes
Diversos partidos, durante a realização da primeira sessão plenária da 17ª Legislatura, indicaram seus líderes. São eles: Alex Manente (PPS); Enio Tatto (PT); Orlando Morando (PSDB); Jorge Caruso (PMDB); Gilmaci Santos (PRB); Pedro Bigardi (PCdoB); Chico Sardelli (PV); Rogério Nogueira (PDT); Estêvam Galvão (DEM) e Marcos Neves (PSC).
Ao final da sessão, o presidente Barros Munhoz pronunciou-se a respeito da instalação das Comissões Parlamentares de Inquérito. Segundo o Regimento Interno da Assembleia, as CPIs são criadas por ato do presidente, com base em requerimento assinado com pelo menos um terço dos deputados (32). Segundo a norma, apenas cinco delas podem funcionar simultaneamente.
Como, no início desta Legislatura, muitos requerimentos estavam na fila para serem protocolados, e houve muitos questionamentos sobre a precedência, Barros Munhoz solicitou um parecer sobre o assunto à Procuradoria da Assembleia. A praxe atual determina a ordem cronológica, e assim foi feito o protocolo dos pedidos. Barros Munhoz, porém, ressaltou que o fato de os pedidos terem sido protocolados não implica obrigatoriamente na instalação da CPI, o que sempre é objeto de negociações. O presidente disse que pe necessário criar uma norma específica para o protocolo de CPIs.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações