Homenagem a José Candido comove Assembleia
14/02/2012 23:10

Humildade e simplicidade. Serenidade. Respeito a amigos e adversários políticos. Solidariedade. Fidelidade. Ética. Defesa dos mais necessitados. Silêncio expressivo. Essas e outras palavras de reconhecimento pontuaram, na tarde desta terça-feira, 14/2, os discursos dos deputados estaduais paulistas na despedida ao parlamentar José Candido, falecido no domingo, 12/2, aos 69 anos.
A sessão ordinária da tarde de terça-feira tomou feição especial, por iniciativa do presidente da Casa, Barros Munhoz, que em nome da Mesa Diretora da Assembleia, abriu espaço para que os parlamentares manifestassem sua emoção e solidariedade aos familiares e funcionários de Candido.
Por concessão excepcional, a filha do parlamentar, Adriana de Sousa Candido Sálvio, pôde fazer um pronunciamento no plenário. Ela agradeceu as palavras de reconhecimento ao trabalho desenvolvido por "seu Candido", como o deputado era carinhosamente tratado, em defesa das minorias e dos direitos humanos. Adriana expressou sua homenagem ao pai, ao político e ao militante dos movimentos sociais.
"Falar de José Candido", disse Adriana, "é falar de luta, de solidariedade, é celebrar a vida." Ela também enfatizou o desprendimento com que Candido atuou na política: "O poder nunca, nunca, nunca foi alvo desse homem, mas a garantia de que os direitos das pessoas fossem prevalecidos." Leia a íntegra do discurso de Adriana no quadro.
O presidente Barros Munhoz destacou a unanimidade da opinião na Casa em relação a José Candido: "Todos os 93 deputados, os que estiveram e os que não puderam participar (da sessão), todos ficamos abalados com sua morte. E queremos prestar nossa solidariedade à família, a Suzano e à população pobre que ele sempre defendeu." O presidente disse também que poucas pessoas o impressionavam, em seus discursos, como o fez o deputado José Candido: "O que José Candido falava sobre os trabalhadores rurais ainda está na minha memória, porque ele falava com o coração. Em sua simplicidade, falava com autoridade, com altivez. Podia-se aproveitar tudo o que ele falava."
O adeus dos companheiros
"Seu jeito humilde, simples, dava o tamanho do seu ser humano, sua história de origem na roça, quando era conhecido como Zé do Brejo". " Enio Tatto, líder do PT.
"Ele deixou uma vida parlamentar maravilhosa e também um grande trabalho como exemplo, a sua plena dedicação às pessoas mais humildes e também ao Parlamento." " Ed Thomas, líder do PSB.
"O deputado José Candido era um homem de bem na acepção da palavra. Sabia falar sem agredir ou desmerecer qualquer pessoa." " Edinho Silva (PT).
"Ele foi muito importante ao longo desses anos. Agora, José Candido está intercedendo, orando por todos nós." " Rita Passos, líder do PSD.
"José Candido é dos mortos que não morrem. Muito obrigado a você (Candido)." " Marcos Martins (PT).
"Sinto falta do deputado guerreiro, honesto, um grande homem público que sempre cumpriu suas promessas." " Jooji Hato (PMDB).
"Lembro que, em uma sessão, lhe disse: Estou cansado. E ele me respondeu com sua simplicidade característica: "Eu também estou cansado, por quem quer a coisas do bem, se cansa mais de que quem não se importa"". " Pedro Bigardi, líder do PCdoB.
"Lutador de boas causas, dedicou uma vida inteira à política. Aprendi com ele e com a sua experiência de vida. Ele nos adotou como filhos, um grande exemplo." " Vanessa Damo (PMDB).
"O legado que José Candido deixa nesta Casa é a mesma semente que deixou por onde passou." " Orlando Morando, líder do PSDB.
"Ele saiu desta vida e deixou um legado e a saudade, mas sua história perdurará em nossas vidas sempre." " José Bittencourt (PSD).
"José Candido era a candura que virava bravura, quando precisava. Ele tinha a mais incrível das coragens políticas: candura, o silêncio e, mais que tudo, a força do caráter." " Telma de Souza (PT).
"Todas as homenagens feitas e as que ainda o serão não são suficientes para demonstrar o significado valoroso da carreira política que ele teve." " Alex Manente, líder do PPS.
"Fui seu vizinho de gabinete e aprendi a conhecer a tranquilidade de espírito que transmitia a todos. Aprendi a valorizar sua postura isenta, transparente, mas enérgica." " Olimpio Gomes, líder do PDT.
Áudio da música Silêncio no Bexiga, de Geraldo Filme, na voz de Beth Carvalho: "O sambista está dormindo / Ele foi, mas foi sorrindo / A notícia chegou quando anoiteceu/ Escolas, eu peço silêncio de um minuto / O Bexiga está de luto/ O Apito de Pato D"água emudeceu, partiu/ Não tem placa de bronze, não fica na história/ Artista de rua morre sem glória / Depois de tanta alegria que ele nos deu / E assim um fato se repete de novo / Sambista de rua, artista do povo / E é mais um que foi sem dizer adeus." " Adriano Diogo (PT).
"Isto vou levar para sempre: seu trabalho pelos mais necessitados, sua dedicação integral, seu bom caráter e sua amizade." " Hélio Nishimoto (PSDB).
"Quero enfatizar que a vida é o maior dom que Deus nos deu, e a de José Candido, assim como sua trajetória e carreira, foi repleta de leveza e amor." " Célia Leão (PSDB).
"Peço a Deus que meu filho encontre em seu caminho amigos como José Candido." " Marco Aurélio (PT).
"Foi um privilégio conviver com ele. Hoje ele demonstra que é ainda mais especial, pois estamos reunidos em torno de sua memória para prestar essa homenagem." " Hamilton Pereira (PT). Pereira prestou homenagem a Candido também em nome do Conselho Parlamentar de Cultura de Paz (Conpaz), onde ambos atuavam.
"Foi como um pai para mim aqui na Assembleia. Ele transformava a vida das pessoas, nem que fosse com uma palavra." " Ana do Carmo (PT).
"Convivemos com ele menos de um ano, mas o conhecemos no seu modo peculiar de ser, falar e defender ideias." " Ulisses Tassinari (PV).
"Não media esforços para prestar solidariedade. Era a vida dele: caridade e solidariedade." " João Antonio (PT).
"O legado do amigo José Candido será lembrado e sempre praticado." " Donisete Braga (PT).
"Simbolizava o político com valores como ética, compromisso social, defesa dos mais pobres. Este é o seu maior legado." " Simão Pedro (PT).
"No dia a dia da política deu para perceber (com ele) a serenidade e, ao mesmo tempo, a firmeza, a coragem, a determinação." " Alencar Santana (PT).
"Na maturidade de certas pessoas, vemos que é possível fazer tudo isso (na vida), sem perder os valores da simplicidade e da garra." " Samuel Moreira, líder do Governo.
"Seu Candido era um espelho para mim. Ele foi o maior exemplo de convivência. Sabíamos que podíamos contar com ele." " José Zico Prado (PT).
"Exemplo de homem, de ética. Nós sabemos que homem foi seu Candido." " Luiz Carlos gondim (PPS).
"Seu José Candido podia andar de cabeça erguida na rua em que morava, o que é muito difícil em um homem público." " Ana Perugini (PT).
"As pessoas não morrem, ficam encantadas. Seu Candido estará sempre conosco." " Carlos Giannazi, líder do PSOL, citando Guimarães Rosa.
"O melhor que deixamos é nosso legado. José Candido deixou (um). Somos gratos pelos 69 anos que nos deu." " Carlos Cézar (PSB).
"O Parlamento também é um lugar de fazer amigos. Vimos ontem quantos amigos ele fez." " Luiz Cláudio Marcolino (PT).
"O deputado José Candido ressuscitou. Se olharmos para nós, vamos chorar, mas se olharmos para ele, ficaremos felizes, porque ele vive." " Reinaldo Alguz (PV).
"Nestes cinco anos aprendi a admirar e a me apaixonar pela figura humana de seu Candido." " Antonio Mentor (PT).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações