Assembléia celebra contrato de digitalização de leis com a Imesp
.jpg)
A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa assinou, nesta quarta-feira, 17/12, contrato para a digitalização das leis estaduais com a Imprensa Oficial do Estado (Imesp), durante cerimônia realizada no Salão Nobre da Presidência. A celebração do contrato foi feita pelo presidente da Casa, deputado Vaz de Lima; pelo 1º secretário, Donisete Braga; pelo 2º secretário, Edmir Chedid; pelo diretor-presidente da Imesp, Hubert Alquéres; pela diretora do Departamento de Documentação e Informação da Assembléia, Maria Helena Alves Ferreira; e pela diretora de gestão e negócios da Imesp, Lucia Maria Dal Medico. A digitalização abrangerá desde as leis provinciais do tempo do Império às normas atuais, sancionadas até dezembro de 2008.
Na oportunidade, o presidente Vaz de Lima declarou que "a Assembléia concretiza com esta assinatura mais um sonho em sua preparação para enfrentar os desafios da modernidade". Vaz de Lima disse ainda que o trabalho conjunto da atual Mesa Diretora vem possibilitando a realização de muitos dos sonhos que os deputados tinham ao assumir seu mandato à frente da Assembléia, em março de 2007. A TV Web transmitindo ao vivo as diversas atividades do Parlamento, o aperfeiçoamento do Portal da Assembléia e o Centro de Atendimento ao Cidadão, inaugurado na Casa nesta terça-feira, 16/12, são outros dos sonhos realizados, segundo esclareceu Vaz de Lima. "O objetivo dessas realizações é dar maior transparência ao Legislativo, ofertando instrumentos para os parlamentares cumprirem seus mandatos e para os servidores da Casa prestarem um bom serviço público".
O presidente enfatizou também a necessidade de desmistificar o uso das novas tecnologias, tornando-as auxiliares do trabalho da Assembléia, oferecendo ao público melhores condições para o exercício da cidadania.
Para ilustrar o assunto, o deputado relatou um "causo" acontecido com um amigo seu de São José do Rio Preto. "Esse meu amigo comprou uma propriedade "no Goiás", como dizemos entre nós, e para se preparar para o cultivo da terra, comprou um pluviômetro e instalou-o no terreno. Justamente naquela noite, choveu bastante. Meu amigo levantou-se feliz na manhã seguinte e foi direto ao pluviômetro, e qual não foi sua surpresa ao encontrá-lo todo embrulhado em plástico. Passou pela casa do caseiro para "assuntar" o que tinha ocorrido e ouviu a explicação do funcionário: "É que, patrão, ficamos com medo que a chuva estragasse o "chuvômetro"."
O 1º secretário Donisete Braga destacou a importância de se registrar a história do Parlamento paulista e do trabalho de modernização da Casa para diminuir a distância entre o Parlamento e o povo.
O 2º secretário Edmir Chedid disse que a Assembléia assume, com mais essa iniciativa, a vanguarda no uso da tecnologia, e que, com isso, dá exemplo a todos os parlamentos do país.
O diretor-presidente da Imesp, Hubert Alquéres, parabenizou a sensibilidade e a preocupação dos deputados com a preservação da história do Legislativo e afirmou que a empresa que dirige saberá corresponder à confiança nela depositada pela Assembléia.
Também presenciaram a cerimônia de assinatura os deputados Roberto Engler (PSDB) e Vitor Sapienza (PPS).
Digitalização ampliará acesso ao acervo de leis do Estado
A digitalização constante do contrato entre a Assembléia e a Imesp, assinado nesta quarta-feira, 17/12, possibilitará a criação de uma base de dados contendo a legislação paulista desde o Império até 2008. Na prática, a digitalização ampliará o acesso do cidadão ao registro das leis estaduais através do Portal da Assembléia (www.al.sp.gov.br).
O contrato prevê que farão parte do banco de dados aproximadamente 173 mil leis, incluindo os períodos do Império (1835 a 1890) e da República (1891 a 2008). A recuperação de documentos que se referem à adaptação à Constituição Brasileira de 1988, elaborada pela Constituinte Estadual de 1988 a 1989, também integrarão o acervo. Constam desta documentação os registros dos debates nas sessões plenárias, propostas, emendas e documentos gerais sobre a elaboração da Constituição paulista de 1989, que fazem parte do arquivo do Diário Oficial do Estado.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações