Seminário sobre gestão de pessoas na Alesp

.jpg)
.jpg)
.jpg)
De 14 a 16 de outubro a Assembléia Legislativa sedia o seminário Gestão de Pessoas no Setor Público - Desafios e Experiências, organizado pelo Departamento de Recursos Humanos, em parceria com o Instituto do Legislativo Paulista (ILP). O seminário tem três eixos temáticos, com palestras de especialistas, apresentação de experiências e debates. Nesta terça-feira, 14/10, o tema abordado foi desenvolvimento pessoal; nesta quarta-feira, 15/10, o tema é comunicação interna e, finalmente, no dia 16/10, será discutida a importância da qualidade de vida.
O ineditismo do evento, que abordará especificamente o tema recursos humanos, foi destacado pelo 1º secretário da Alesp, Donisete Braga (PT), que ainda saudou a possibilidade de criação de canal de discussão permanente entre os legislativos.
Na abertura dos trabalhos, Carlos Fernando Costa, diretor do Departamento de Recursos Humanos da Alesp, disse que a questão dos recursos humanos é latente nos órgãos públicos e que a intenção do seminário é compartilhar experiências bem-sucedidas e, a partir disso, adaptá-las, repeti-las e melhorá-las. Ele ainda citou a presença de representantes dos legislativos de Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul, além de São Paulo.
Roberto Eduardo Lamari, diretor-presidente do ILP, e Marcos Eduardo Tribst, secretário geral de Administração da Alesp, apontaram a importância da troca de experiências e da capacitação permanente dos servidores.
Desenvolvimento de pessoas
A presidente da Escola Nacional de Administração Pública, Helena Kerr do Amaral, afirmou que o foco do Enap é o treinamento de pessoas em cargos diretivos, com base na Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, estabelecida pelo governo federal em 2006, usando para isso cursos, debates e seminários. Ela afirmou que seu sonho seria "levar os gestores para conhecer in loco as realidades" de seus setores, visando a criação de uma cultura de capacitação como gestão estratégica, de modo a aproveitar o talento dos quase dez milhões de servidores públicos do Brasil.
Para melhoria do funcionalismo público, continuou Helena Kerr, cabe às lideranças motivar seus subordinados, construindo relações de confiança, para permitir o afloramento de sua autonomia e o aproveitamento de suas potencialidades. Ela ainda contextualizou o papel do servidor público frente aos avanços tecnológicos e às demandas da sociedade moderna e disse que ele pode e deve contribuir para os desafios do país, que passam pela inclusão e redução das desigualdades sociais e a implementação efetiva da cidadania.
A visão do professor
Especialista em Psicologia do Trabalho e Organizacional e professor do Instituto de Psicologia da USP, Sigmar Malvezzi apresentou sua visão de "insider episcopal", ou seja, de conjunto sobre o desenvolvimento psicológico da pessoa, com base nas regras sociais e na educação. Ele falou da gestão da produção de bens e serviços e abordou as demandas da sociedade globalizada e tecnológica atual.
Malvezzi disse que gerenciar é ter conhecimento das regras, mas essas não podem ser aplicadas de modo burocrático, sem julgamento dos casos específicos. Para a solução de problemas, a criatividade é a resposta para substituir a burocracia por uma gestão mais eficiente. O professor ainda lamentou que o conhecimento tem sido apresentado como mais importante que o desenvolvimento, e entendido como um produto acabado, com base em receitas, sem dar espaço para as necessárias adaptações. Finalizando, ele disse que a sobrevivência profissional requer contínuo esforço adaptativo do indivíduo, que deve buscar relações sociais e profissionais personalizadas e gratificantes.
Casos
Para exemplificar a gestão de pessoas no setor público, foram apresentados três casos. Alaôr Messias Marques Júnior, gerente geral da Escola do Legislativo de Minas Gerais, apresentou a Prática Monitorada, adotada na assembléia mineira. Ela é um exercício de atividades promovidas aos novos concursados, em seus respectivos cargos, mediante orientação, acompanhamento e avaliação de monitores previamente designados pela chefia do setor. O projeto consiste em recepcionar, entrosar e orientar os recém-chegados. O desenvolvimento disso é acompanhado pela Escola do Legislativo e pela Diretoria de Recursos Humanos.
Há também o Curso de Formação Introdutório à Carreira do Servidor da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, que é dedicado aos novos servidores concursados, com duração de seis meses (180 horas/aulas). Aliado a isso, há a Prática Monitorada, que corresponde a 60 horas do total do curso.
Dentre os resultados obtidos estão, segundo Marques, o envolvimento da equipe no processo; maior percepção de acolhimento e de preocupação por parte da instituição e do setor de trabalho; e redução do conflito de gerações entre antigos e novos servidores.
Roberto Lamari, presidente do ILP, frisou que o órgão foca na capacitação e formação dos funcionários em educação continuada. Atualmente há aproximadamente 42 cursos oferecidos, dentre eles: Processo Legislativo, Ciência Política e Orçamento Público. "Os cursos visam capacitação e promoção da cidadania, além de trazer a população à Alesp", informou. Cerca de 50% do público participante é externo.
Há muitas atividades programadas, como o curso de Formação Política, voltado para o público jovem externo, que será desenvolvido através do ensino à distância.
O ILP tem ainda convênios para que a sociedade civil participe das atividades da Casa. Um deles é com a Ordem dos Advogados do Brasil, para que ela acompanhe os processos da Comissão de Constituição e Justiça.
José Acursio Vaz Souza, superintendente de RH da Assembléia Legislativa da Bahia, expôs a gestão estratégica adotada naquele Estado, com metas e objetivos traçados, focados no serviço ao cidadão. Segundo ele, havia ausência dessas estratégias, o que tornava a execução das atividades confusas e desorganizadas. "A missão estabelecida foi promover, continuamente, a valorização e desenvolvimento das pessoas e da Assembléia Legislativa, contribuindo assim para a melhoria da sociedade", ressaltou Souza.
Para desenvolver o plano de ação foram estipulados dez objetivos a serem cumpridos até o final de 2008. Segundo Souza, estima-se que até março do próximo ano, 80% dessas metas serão alcançadas. O plano se estende a três gerações.
Os resultados obtidos desde 2007 são consideráveis, destacou o superintendente. Dentre eles destacam-se: a redução da burocracia, posse, etc; implementação de ações osciais e de cidadania; aumento do número de escolas e estudantes visitantes; e revitalização do programa Reciclaba (de reciclagem).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações