Superintendentes de aeroportos prestam informações em CPI




Os superintendentes dos aeroportos de Guarulhos e de Congonhas dirimiram dúvidas dos deputados na CPI do transporte aéreo, presidida pelo deputado Fernando Capez (PSDB), nesta quinta-feira, 17/9.
Jaime Henrique Caldas Parreira, superintendente do Aeroporto Internacional de Guarulhos, discorreu sobre a atual infraestrutura do aeroporto e suas perspectivas de crescimento. Segundo ele, com a crise de 2008 houve significativa diminuição de embarques e desembarques internacionais e de cargas aéreas. Contudo, houve recuperação das operações e é previsto que se repita, este ano, a média histórica de movimento. Citou a interrupção de obras em decorrência de denúncias de superfaturamento pelo TCU e informou que contrato anterior foi rescindido e os trâmites estão no último estágio para a liberação de novas obras.
Carlos Haroldo Novak, superintendente do Aeroporto de São Paulo (Congonhas) enfatizou a necessidade de integração do aeroporto com a cidade e as negociações em andamento para que o metrô chegue às portas do aeroporto. Falou também sobre obras que visam aumentar as posições de check-in, permitindo maior rapidez e conforto aos passageiros.
Os deputados Vicente Cândido (PT), Rodolfo Costa e Silva (PSDB) e Alex Manente (PPS) demonstraram preocupação quanto às relações dos aeroportos com os consumidores e indagaram que medidas têm sido tomadas para melhorar os problemas apresentados.
Órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, mantêm presença constante nos aeroportos, de acordo com os superintendentes. Além disso, os aeroportos contam com uma ouvidoria cuja função é estabelecer contato mais direto com o usuário. Na época da crise, lembrou Jaime Henrique, foram instalados juizados especiais nos aeroportos que sanavam com eficiência os problemas, mas já não estão mais presentes.
Os deputados ponderaram que para o consumidor seria importante que o Procon tivesse posto permanente nos aeroportos, além de os juizados especiais serem reativados. Sugeriram também a criação de um serviço de apoio técnico do aeroporto para proporcionar atendimento mais imediato ao usuário.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações