Corpo do senador Tuma é velado na Assembleia paulista


Foi velado na madrugada desta quarta-feira, 27/10, na Assembleia Legislativa, o corpo do senador por São Paulo Romeu Tuma (PTB). Várias autoridades compareceram ao Hall Monumental para prestar homenagem a Tuma. Entre os colegas de Senado estavam presentes Aloizio Mercadante (PT/SP), Eduardo Suplicy (PT/SP), Pedro Simon (PMDB/RS) e Eduardo Azeredo (PSDB/MG). Os deputados federais Guilherme Campos (DEM/SP), Júlio Semeghini (PSDB/SP), Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), Paulo Pereira da Silva (PDT/SP), Jorge Tadeu Mudalen (DEM/SP) e Arlindo Chinaglia (PT/SP) também passaram pelo Hall.
O Legislativo paulista estava representado por seu presidente Barros Munhoz e pelos deputados Campos Machado (líder do PTB), Olimpio Gomes (PDT), Davi Zaia (PPS), Edmir Chedid (DEM), Conte Lopes (PTB), Eli Correa (DEM) e Luiz Carlos Gondim (PPS).
Entre as demais autoridades que prestaram homenagem a Romeu Tuma: o governador eleito de São Paulo Geraldo Alckmin; o prefeito paulistano Gilberto Kassab; o secretário chefe da Casa Civil Luiz Antonio Marrey; o secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos; o comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Álvaro Camillo; o conselheiro do Tribunal de Contas do Município, Antonio Carlos Caruso; o general Jorge Félix, ministro chefe do gabinete de Segurança Institucional, representando a Presidência da República; o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos; o ex-secretário nacional de Direitos Humanos, José Gregori; e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes.
Homenagem em plenário
O presidente da Assembleia, Barros Munhoz, lamentou, em plenário, na sessão ordinária desta terça-feira, 26/10, o falecimento do senador. "Esta Presidência tem razões, não apenas como paulista e como brasileiro, para lamentar o falecimento do senador Romeu Tuma, mas também como político e como cidadão que teve a honra, a felicidade e o privilégio de conviver com o senador."
Para o presidente, é um fato realmente que merece menção. "É alguém que passou pela vida e soube colocar a dignidade acima dos mais difíceis e conflituosos interesses: políticos, ideológicos, partidários. E foi assim que ele granjeou a estima e admiração de toda a população de São Paulo."
Munhoz afirmou que teve a oportunidade de fazer muitas caminhadas, muitas carreatas, com o então candidato a senador Romeu Tuma, na eleição de 1994. "Por todas essas razões, e por muitas outras mais", o presidente enalteceu a figura do senador, "carinhosamente chamado de "xerife"".
Como chefe do Poder Legislativo, Munhoz deixou claro o luto na Casa, em memória do senador Romeu Tuma, encerrando os trabalhos da sessão.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações