Assembléia promove discussão sobre o "bullying"



Cerca de 250 pessoas, entre professores, estudantes e pais de alunos, lotaram o auditório Franco Montoro, na Assembléia Legislativa, na última quarta-feira, 8/8, para acompanhar o Seminário de Combate ao Bullying. Organizado pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), o evento teve o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Antes da discussão, os convidados assistiram a apresentação do coral de alunos da Escola Estadual Maestro Fabiano Lozano, do bairro da Vila Maria, em São Paulo.
A primeira palestra foi feita pela professora Cleo Fante, autora do livro Fenômeno Bullying e doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Ilhas Baleares, na Espanha. Ela elogiou a iniciativa do deputado em colocar em discussão um tema de preocupação.
"O mais importante é a conscientização do que é o fenômeno. Existe um tabu muito grande, um dito popular, um senso comum, de que o bullying são brincadeiras próprias da idade, quando, na verdade, causa muito prejuízo à saúde, à educação e, principalmente, à socialização", destacou.
Também presente ao seminário, o presidente do Centro Multidisciplinar de Estudos e Orientação sobre o Bullying Escolar (Cemeobes), José Augusto Pedra, explicou as várias situações que estão expostos alunos e professores. "O bullying é uma violência velada que não tem a motivação de dentro. Pode ser por que a pessoa é magra ou gorda, por qualquer traço fisionômico ou psicológico, desde que a vítima não tenha habilidade de defesa", detalhou o especialista em psicanálise e inteligência multifocal na reconstrução da educação.
Na exposição, Pedra detalhou os tipos de bullying . "Você tem o ataque verbal, moral, material, psicológico, pessoal e o virtual que é o cyberbullying (por meio da internet). Fotografa a pessoa pelo celular e joga na rede. Invade o e-mail de alguém faz se passar pela pessoa".
Autor do projeto de lei que institui Programa de Combate ao Bullying nas escolas públicas e particulares do Estado, Paulo Alexandre Barbosa enfatizou a importância da iniciativa. "O programa pretende estimular a solidariedade e o resgate de valores de cidadania, tolerância e respeito entre alunos e docentes. Não podemos fechar os olhos para um problema real e que já ultrapassa os limites de uma simples brincadeira de mau gosto", justifica o deputado, que foi secretário estadual da Educação. Se o projeto do deputado Paulo Alexandre Barbosa for aprovado, as escolas serão obrigadas a adotar uma série de ações para coibir o bullying. Entre as medidas previstas, está a capacitação de docentes para atuar em trabalhos de orientação e conscientização.
A propositura também determina a inclusão, no Regime Escolar, de regras normativas contra esse tipo de violência. Vítimas e agressores poderão ser encaminhados para serviços de assistência médica, social, psicológica e jurídica.
pabarbosa@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações