Encontro de parlamentares verdes celebra ingresso de Marina Silva

Deputados federais e estaduais e vereadores ligados a causa ambientalista participaram nesta quarta-feira, 19/8, de encontro realizado pela Liderança do Partido Verde (PV) na Assembleia Legislativa. O Encontro de Parlamentares Ambientalistas foi uma iniciativa da Fundação Hebert Daniel e do diretório estadual do PV. O objetivo é estimular a participação de deputados e vereadores na discussão de temas ligados ao meio ambiente. O encontro desta quarta-feira faz parte de uma série de reuniões programadas para apresentar a agenda mínima do Partido Verde, com 43 diretrizes para a formulação de políticas públicas, programas e ações governamentais que promovam o desenvolvimento sustentável.
Na abertura do evento, o presidente da Fundação Hebert Daniel, Marco Antonio Mroz, anunciou a saída da senadora Marina Silva do Partido dos Trabalhadores. Segundo ele, trata-se do primeiro ato da senadora para selar seu acordo com o Partido Verde e encabeçar sua candidatura à Presidência da República, em 2010. De acordo com Mroz, a filiação da ex-ministra do Meio Ambiente ao PV deve acontecer no próximo domingo em São Paulo, talvez, na própria Assembleia Legislativa.
A reunião foi aberta pelo líder do PV na Assembleia, deputado Reinaldo Alguz, e pelo presidente da Fundação Hebert Daniel, Marco Antônio Mroz. Participaram da mesa de debates o presidente nacional do PV, José Luiz Penna, a presidente estadual do PV e vereadora de Diadema Regina Gonçalves, o deputado federal José Paulo Tóffano, o secretário municipal de Juventude de Jaboticabal, Murilo Gaspardo, e o deputado Chico Sardelli.
A tarefa da frente é realizar discussões regionais, seminários e audiências públicas sobre desenvolvimento sustentável e redução de emissões de carbono. Caberá a ela cumprir também papel fiscalizador do Executivo, acompanhando as ações de prefeituras e dos governos estadual e federal.
História, ambiente e acessibilidade
Durante o encontro promovido pela Fundação Verde Herbert Daniel e o Diretório Estadual do Partido Verde, as autoridades presentes enfatizaram a urgência de os parlamentos aprovarem projetos que estabeleçam muito mais que a mudança climática mas, sobretudo, que promovam a conscientização da sociedade para a importância da adoção de medidas ecologicamente corretas, como a reciclagem de lixo.
Os parlamentares também comemoram a "rápida" evolução do PV em todo o mundo, como declarou o deputado federal José Paulo Tóffano (PV-SP) e, em nível estadual, elencaram alguns projetos que constam na pauta de debates nas casas legislativas, como o IPTU Verde, já implantando no Município de Bocaina, e a garantia do direito à acessibilidade aos portadores de deficiência, lembrado pelo secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marcos Belizário.
Frente Paulista
Os deputados federais, estaduais e vereadores do Partido Verde e de outras instituições político-partidárias, comprometeram-se a dedicar seus mandatos em favor das causas ambientais com o objetivo de defender todas as formas de vida e as práticas de sustentabilidade na elaboração de projetos e políticas públicas para o Estado e o país. Esse compromisso é ratificado pela criação da Frente Paulista de Parlamentares Verdes, que será oficialmente lançada em 25/9, no Município de Jaú.
A curto prazo, a frente defende a adoção de políticas públicas de sustentabilidade e de baixa emissão de carbono para minimizar a ação do aquecimento global.
História e ação
O deputado Chico Sardelli comemorou a adesão da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ao PV. Sardelli conclamou os militantes do partido a "construir essa história juntos" e citou o PL 391/2009, que disciplina a destinação final, ambientalmente adequada, das embalagens de óleos lubrificantes.
A história do PV também foi mencionada por Feliciano Filho. Militante do PV desde 2001, Filho falou sobre a atual dimensão do partido e ressaltou: "O PV sempre soube encarar de frente seus desafios e vencê-los". Já o deputado Jonas Donizette (PSB) falou sobre a aprovação do PL 182/2008, de autoria conjunta das lideranças na Casa, que institui o Fundo de Custeio da Ampliação das Áreas Verdes Arborizadas Urbanas.
O parlamentar explicou que o financiamento das áreas verdes se dará através do Executivo e será de 60% do valor do projeto. Donizette citou, ainda, a discussão do Programa Estadual de Mudanças Climáticas, que deve ser debatido em Campinas, Ribeirão Preto, Santo André e, por último, no Parlamento paulista.
O último painel ouviu os esclarecimentos dos vereadores Carlos Becker, de Porto Ferreira; Ed Carlos, de Bariri; Andrea Puríssimo, de Santo Anastácio; Odair Dias, de Americana; e Natalino da Silva, de Bauru. Os vereadores elencaram as dificuldades de conseguir a aprovação e mesmo a discussão de alguns projetos em suas cidades. "A discussão que uma proposta pode provocar é, muitas vezes, maior que a própria matéria", comentou Ed Carlos, de Bariri.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações