Projeto vai incentivar a produção de hortaliças e frutas


22/09/2009 10:48

Compartilhar:

Hélio Nishimoto (7º da esq. para a dir.) com grupo que se reuniu com o secretário de Agricultura (5º da esq. para a dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/HELIONISHIMOTOPROJETOBOMPRECO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento deve resgatar o Projeto Bom Preço do Agricultor, com a finalidade de articular ações para o desenvolvimento da economia e produção de hortifrutigranjeiros. O assunto foi discutido durante o encontro entre representantes da Câmara Setorial de Hortaliças, do Sindicato Rural de Ibiúna e da Cooperativa de Permissionários dos Varejões do Estado de São Paulo e o secretário João de Almeida Sampaio Filho, na terça-feira, 15/9, em São Paulo.

A reunião foi intermediada pelo deputado Hélio Nishimoto (PSDB), que solicitou ao secretário a implementação do Decreto 50.808, de 2006, que instituiu o Projeto Estadual Bom Preço do Agricultor dentro do Programa de Alimentação e Nutrição.

Para o deputado, o Bom Preço potencializará novos canais de escoamento e estimulará a diversificação da pequena e média produção.

Mauricio Shiguenori Tachibana, presidente da Câmara Setorial de Hortaliças, Cebola e Alho, explicou que "com a venda direta, o produtor enfrenta menos intermediários para chegar ao público final. Com isso, o preço para o consumidor tende a cair".

O secretário João Sampaio sinalizou a possibilidade de implementação de um projeto-piloto, na capital, que contará com o suporte técnico, acompanhamento e fiscalização da Secretaria de Agricultura.

De acordo com Horácio Miyashiro, diretor presidente da Cooperativa dos Permissionários dos Varejões do Estado de São Paulo, um projeto piloto será uma oportunidade de mostrar que o Bom Preço beneficia o produtor e o consumidor.



helionishimoto@al.sp.gov.br

alesp