Pedidos de vistas adiam deliberações da Comissão de Defesa do Meio Ambiente



A Comissão de Defesa do Meio Ambiente reuniu-se nesta terça-feira, 26/4, sob a presidência de Sebastião Almeida (PT), com objetivo de discutir três requerimentos. O primeiro, de autoria de Sebastião Arcanjo (PT), solicita realização de audiência pública para debater a situação do Aterro Mantovani, sugerindo convite ao secretário de Estado do meio Ambiente, Dr. José Goldemberg, ao presidente da Cetesb, Rubens Lara, e a representantes da Vigilância Ambiental do Ministério da Saúde, do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério Público estadual e federal, além dos dirigentes das empresas responsáveis pala contaminação.
Os outros dois requerimentos, apresentados por Sebastião Almeida, propunham também a realização de audiências públicas com a finalidade de averiguar denúncias de loteamentos realizados em Ilhabela, dentro da área do parque estadual, e de ouvir entidades da sociedade civil sobre os temas já debatidos pela comissão.
Todos os requerimentos sofreram pedido de vistas, o que adiou a votação para a próxima terça-feira. Rodolfo Costa e Silva (PSDB) usou do expediente nos casos do Aterro Mantovani e da oitiva das entidades da sociedade civil, o que causou protestos dos deputados Sebastião Arcanjo, Romeu Tuma (PMDB) e Valdomiro Lopes (PSB), que viram a medida apenas como um recurso para obstruir as atividades da comissão. "Tendo em vista o delicado momento político por que a Casa passa, gostaria ter a compreensão dos colegas para discutir com meu partido, mas gostaria de lembrar a todos que a questão do Aterro Mantovani, da contaminação no condomínio Barão de Mauá, em Mauá, e no município de Paulínia causada pela Shell foram todas discutidas quando eu era presidente desta comissão", justificou Rodolfo Costa e Silva.
Marcelo Bueno, por sua vez, afirmou ter escritório político em São Sebastião, de forma que precisa conversar com as lideranças locais, inclusive com o prefeito de Ilhabela, antes de se posicionar sobre o caso dos loteamentos. Sebastião Almeida lamentou o adiamento na votação dos requerimentos e advertiu que, se na próxima terça-feira, 3/5, não for aprovada o requerimento sobre o Aterro Mantovani, ele usará de suas prerrogativas de presidente da comissão para convocar já para o dia seguinte uma reunião na área contaminada, na região metropolitana de Campinas.
Estiveram presentes ainda os deputados Adriano Diogo e Renato Simões, ambos do PT, e Ricardo Castilho (PV), que presidiu a reunião durante a deliberação sobre os requerimentos de Sebastião Almeida.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações