Comissão de Finanças e Orçamento discute fiscalização das universidades públicas

As universidades estaduais poderão ter um conselho gestor externo para fiscalizar a aplicação dos aportes de verbas. Essa possibilidade foi discutida colocada em discussão na reunião da Comissão de Finanças e Orçamento desta terça-feira, 13/9, pelo deputado Vitor Sapienza (PPS), que destacou a necessidade de transparência da aplicação dos recursos públicos nas universidades estaduais. "Até mesmo os deputados dependem de lei para aumento de salários e, no entanto, as universidades contam com total autonomia e não prestam contas ao Poder Legislativo, que justamente tem a função de fiscalizar a aplicação de recursos públicos", comparou.
Sapienza continuou discutindo a questão do ensino superior ao afirmar que, no seu entender, deveria haver algum tipo de retribuição para se usufruir de uma universidade pública. "Normalmente, os egressos da universidade pública não aplicam seus conhecimentos e talentos em beneficio da sociedade", disse o deputado.
Também foi levantada na reunião a hipótese de condicionar o aumento de verbas para as universidades a uma fiscalização de aplicação, caso seja derrubado o veto à LDO. "Não é crível que a Assembléia seja simplesmente um órgão de aprovação de repasse de verbas sem, contudo, fiscalizar sua implantação", afirmou Sapienza.
Com todas as vertentes do assunto "universidade pública" a comissão, presidida pelo deputado José Caldini Crespo (PFL), decidiu pela criação de um grupo de trabalho interno formado pelos deputados Mário Reli (PT), Vitor Sapienza (PPS) e Paulo Sérgio (PV), que irá elaborar uma pauta para sistematizar e organizar a discussão. O grupo tem 30 dias para apresentar as propostas.
Proposituras
Em cumprimento à pauta de trabalhos, a comissão aprovou o PL 965/2003, de autoria de Valdomiro Lopes (PSB), que trata da criação da Secretaria de Estado da Terceira Idade. Também foi aprovado o PL 633/03, de Geraldo Vinholi (PDT), que dispõe sobre o parcelamento dos débitos de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O município de Catanduva foi contemplado com o parecer favorável à autorização de criação de uma unidade da Fatec, conforme o PL 839/2003, de Geraldo Vinholi (PDT). Recebeu ainda parecer favorável o PL 1315/2003, de Simão Pedro (PT), que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Pública da Mogiana. Por fim, a prestação de contas do ano de 2004 do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo foi considerada regular e aprovada.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações