Museu de Arte - Márcia Franco pinta a humanidade com seus sentimentos e seus problemas


O tema central da pintura de Márcia Franco é a humanidade com seus sentimentos e seus problemas de vida de cada dia, numa relação contínua entre tema e objeto. Sua temática permeia diversas representações pictóricas que conseguem ocupar os espaços, irradiando-se, por assim dizer, seja das figuras centrais aos pólos, seja enclausurando-se em fundos paisagísticos ou naturezas mortas.
A artista manifesta em suas pinturas a incessante expressão do mundo exterior, aproximando-o, com sinais profundos ou veladas aparências, à dilaceração da dor humana, às analogias gestatórias das mães, à individualização aguda e, penetrando lá onde sentimentos e alegria, pobreza e fé tendem a constituir a estrutura orgânica do seu peculiar modo de pensar.
Encontramos em Márcia Franco uma pauta harmônica que solfeja em surdina a singular batida do coração com acentos rítmicos repletos de um humor fecundo e um amor operante. Sobretudo quando toca vértices do afeto, a pintora é profundamente emotiva tanto nas figuras femininas quanto nas crianças abandonadas. Vultos e corpos são esboçados no fervor do traço.
Na raiz de sua pintura observa-se uma sensibilidade extrema comprimida, dominada por uma visão. Trata-se de uma pintura decisiva e, às vezes, agressiva por excesso de vitalidade. Com segurança se move no difícil jogo de luzes e sobre um amplo registro cromático de princípios tonais. Sua obra se articula com sobriedade através de um certo post-expressionismo.
Na trilogia "Ausência", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, constatamos que suas cores harmoniosas possuem tons que não se entrelaçam mesmo quando a massa cromática vai em direção de um neo-expressionismo com acentuações quentes e acesas.
A Artista
Márcia Franco nasceu em São Paulo em 1966. Formou-se pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Realizou e monitorou cursos com Dalton de Luca, de 1990 a 1993, e cursos de História da Arte e "Como entender, analisar e avaliar uma obra de Arte", promovidos pela Galeria Mali Villas-Bôas (2002). Em 2003, sob orientação de Orlando Molica, participou dos cursos de "Modelo vivo" e "Pintura: da expressão à observação" na Escola de Artes Visuais do Parque Lage no Rio de Janeiro.
Nos últimos anos, conquistou prêmios em Concursos e Salões de Arte, tendo sido convidada a participar de diversas exposições coletivas no Brasil e exterior. Pertence ao Sindicato dos Artistas Plásticos do Estado de São Paulo (SINAPESP) e ao Comitê Nacional Brasileiro da AIAP / UNESCO.
Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas, destacando-se entre elas: "Homenagem aos Mestres", Galeria de Arte Sette & Zucheratto, Belo Horizonte, MG; "Semana Carlos Drummond de Andrade", Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; Espaço Cultural "Sofitel" e "Grand Mercure"; Centro Cultural da Marinha em São Paulo; "Grande Medalha de Prata", VI Salão "Arte in forma", SP; VII Salão Interclubes ACESC; 52º Salão Oficial de Juiz de Fora, MG; VI Salão Nacional de Arte Contemporânea, Campinas, SP; 31º Salão Bunkyo de Arte Contemporânea, SP; "Mayã - Uma estória de paz", Espaço Cultural Teatro Dias Gomes, SP (1991); "A Dança dos Signos", Espaço Cultural Teatro Dias Gomes (1992); "Relevo", Esporte Clube Pinheiros, SP (2000); VII Salão Suzanense de Artes Plásticas (COSAP), Suzano, SP com "Medalha de Prata" e III Paleta de Ouro Van Gogh de Artes Plásticas Suzano; "Trajetória do Século XX" "Pleiades Gallery", Soho, USA; Galeria "Ney Century Artists, Inc", New York, USA; Galeria "Artitude Art Contemporain", Paris, França; "Ward Nasse Gallery" on Summer Salon, NY, USA (2.002); "Trilogias", Espaço Cultural do Banco Central do Brasil, SP.
Possui obras em diversos acervos oficiais e particulares na Europa, Estado Unidos, França, Brasil e notadamente no Esporte Clube Pinheiros e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações