Governo deverá recuperar sistema ferroviário


14/09/2009 12:01

Compartilhar:

Mauro Arce e Vinícius Camarinha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/VINICIUSCAMARINHACPIFERROVIAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Comissão Parlamentar de Inquérito, presidida por Vinícius Camarinha (PSB), ouviu, na última semana, o secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce, segundo o qual o governo tem a intenção de recuperar a malha ferroviária, apesar da privatização. "É inadmissível essa situação; deve existir um "lobby" de montadoras e empresas de combustível para que o transporte ferroviário esteja assim abandonado. Trata-se de um patrimônio riquíssimo, mas completamente sucateado", disse o deputado.

Na terça-feira, 8/9, Vinícius usou a tribuna da Assembléia Legislativa para lamentar a situação em que se encontra o sistema ferroviário paulista: "Estamos assistindo a um verdadeiro desmanche do transporte ferroviário e a população cobra a recuperação de todo esse patrimônio histórico", declarou.

O parlamentar mostrou aos deputados e na TV Assembléia um mapa da malha ferroviária no Estado, fotos de estações abandonadas, como a estação de Cordeirópolis, de 132 anos, fotos de vagões esquecidos no Vale do Paranapanema e em cidades como Rio Claro.

"É uma honra presidir uma comissão tão importante. Faremos um relatório completo e cobraremos melhorias das concessionárias. Se com a CPI o governo iniciar um movimento para a recuperação do transporte ferroviário, será um sinal positivo do nosso trabalho", concluiu o deputado.



vcamarinha@al.sp.gov.br

alesp