Frente Parlamentar luta para que o futsal integre as Olímpiadas de 2016


Foi lançada nesta terça-feira, 18/5, a Frente Parlamentar em prol do Futsal nos jogos Olímpicos de 2016. A realização é uma iniciativa da deputada Vanessa Damo (PMDB) e tem o objetivo de mobilizar todas as esferas políticas do poder em prol da integração do futsal nos jogos Olímpicos. Participaram do evento diversas autoridades ligadas ao futsal que pretendem o fortalecimento e a integração de forças para uma única causa.
A deputada Vanessa Damo ressaltou que aproximadamente 12 milhões de pessoas praticam a modalidade. Além disso, Damo enfatizou a importância social do futsal, já que para milhares de crianças e jovens trata-se de uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, sendo o tão aclamado sonho de se tornar um atleta profissional. A deputada explicou os principais objetivos da Frente Parlamentar: "Queremos fazer uma pressão política positiva em todas as esferas do poder, visando a integração do Futsal em 2016", afirmou. Outro objetivo é a extensão da Frente Parlamentar para todas as Assembleias Legislativas do Brasil, visando o fortalecimento e a integração conjunta em prol do futsal como esporte olímpico.
Campanha pelo futsal nos Jogos Olímpicos vem desde 2003
O presidente da Federação Paulista de Futsal e Presidente de Honra da Comissão Internacional de Futsal Olímpico, Ciro Fontão, agradeceu a iniciativa da deputada Vanessa Damo, já que ela "acompanha e apoia o Futsal há muitos anos". Fontão explicou que a campanha pela integração do futsal nos jogos Olímpicos teve início no ano de 2003, com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da Confederação Brasileira de Futebol. Desde então ele disse que têm recebido o apoio de diversas entidades: "O auge da campanha ocorreu no ano de 2006 quando recebemos uma carta do presidente da Fifa, Joseph Blatter, que manifestou seu encorajamento e apoio à causa", afirmou.
Fontão afirmou que o apoio obtido de diversas entidades nacionais e internacionais possibilitou a abertura do diálogo, com a realização do 1º Seminário Fifa, que ocorreu em 2006. Dentre as autoridades que manifestaram apoio à causa está o presidente da Associação de Futebol Argentino (AFA), Julio Grondona.
Também presente no lançamento da Frente Parlamentar, o Vice- Presidente da Confederação Brasileira de Futsal, Affonso Covello Netto, parabenizou a deputada Vanessa Damo pela iniciativa: "As ações políticas, tanto na esfera estadual quanto federal são muito importantes, já que a parte esportiva para a integração do futsal nos jogos Olímpicos vem sendo feita desde 2003", enfatizou.
Durante o evento, foram exibidos vídeos com relatos de atletas e esportistas que demonstraram total apoio para a causa, como o craque Falcão, o goleiro Tiago, o jogador do Santos Futebol Clube, Robinho, que iniciou sua carreira no futsal, além de diversos atletas e ex-atletas de variadas modalidades. Quem também esteve presente no evento foi Salvio Spinola Fagundes Filho, árbitro da Fifa desde 2004: "É de fundamental importância esse apoio político demonstrado pela deputada Vanessa Damo, considero essa Frente Parlamentar como a "Frente do bem", afirmou.
O processo de toda a campanha mobilizada principalmente pela Federação Paulista de Futsal (FPFS) foi explicado em detalhes por Marcos Diniz, Secretário da Comissão Internacional do Futsal Olímpico. De acordo com Marcos, a iniciativa de criação da Frente Parlamentar destaca o crescimento do futsal. Porém, ele ressaltou que a modalidade é relativamente nova, dentro dos critérios adotados pela Fifa.
Para ele, algumas questões centrais, como a uniformização das regras e competições, são fundamentais nesse processo. Além disso, Marcos explicou que o objetivo é o Futsal entrar como um evento olímpico dentro do futebol. Apesar de as ações ainda serem consideradas muito recentes, Marcos ressaltou algumas "conquistas" para a modalidade, como a realização da Copa América em 2008, evento que antecedeu o Mundial da categoria. Outra ação mencionada por ele foi à elaboração de livros temáticos abordando a questão.
Vanessa Damo destacou a luta e disposição de todas as pessoas de alguma forma envolvidas com a causa, "muito acima de qualquer partido político", como ela enfatizou. O objetivo inicial, de mobilização em todas as esferas políticas, é o próximo objetivo. Com a entrega de uma Placa de Homenagem ao presidente Ciro Fontão, a deputada encerrou o evento, marcando oficialmente o lançamento da Frente Parlamentar em prol do Futsal nas Olimpíadas de 2016.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações