Comissão de Constituição e Justiça debate direito do PSC à estrutura de liderança

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa discutiu nesta terça-feira, 8/5, recurso do deputado Said Mourad (PSC) à decisão da Mesa Diretora que indeferiu seu pedido de criação de liderança para o partido que representa. O PSC tem dois representantes no Parlamento paulista, o deputado Mourad e o deputado Adilson Barroso.
O presidente da comissão, deputado Cândido Vaccarezza (PT), leu a decisão da Presidência da Casa. Na resposta, o presidente da Assembléia, deputado Rodrigo Garcia, afirma que indefere o pedido baseado na legislação eleitoral, pois o PSC, antes de 2002, não conseguiu eleger representantes no Parlamento por dois períodos nem atingiu o cociente eleitoral mínimo exigido (1% dos votos válidos para ter direito às prerrogativas parlamentares). O PSC conseguiu duas cadeiras na Assembléia porque Mourad e Barroso, eleitos em 2002 pelo Prona, mudaram de legenda depois de empossados.
Rodrigo Garcia referiu-se ainda à decisão da Câmara dos Deputados que concedeu a formação de liderança partidária ao PSC naquela casa. Apesar de o presidente Aldo Rebelo ter deferido o pedido do partido, a Justiça ainda delibera sobre o direito de o PSC constituir liderança. A situação do PSC na Câmara pode, portanto, ser revertida a qualquer momento.
O deputado Giba Marson, que leu seu próprio parecer em defesa da solicitação de Mourad, enfatizou que considera legítimo que o PSC tenha direito à estrutura de liderança porque representa parcela da população paulista. "Para que sejam respeitados a isonomia e o pluripartidarismo nesta Assembléia, entendo que o PSC tem direito, conforme a Constituição brasileira, a uma liderança", declarou Marson. O parlamentar destacou que considera uma astúcia legislativa a chamada cláusula de barreira, que será implantada para as eleições deste ano. Cada partido terá de atingir 5% dos votos válidos para ter direito ao funcionamento parlamentar. Segundo ele, "a medida propicia o dualismo partidário a que temos assistido aqui e que, às vezes, trava esta Casa nos remetendo ao bipartidarismo, como se fôssemos todos ou republicanos ou democratas, como acontece nos EUA", disse Marson referindo-se à predominância do embate político entre PSDB e PT.
Vaccarezza considerou o debate muito importante, porque "podemos formar uma linha de condução para as decisões da comissão daqui para a frente". Sobre o recurso, o deputado afirmou: "Se a votação fosse hoje, seria contra o pedido do PSC e ficaria com a decisão da Mesa da Casa, porque é conforme a lei". O deputado sugeriu que a discussão prossiga na próxima semana, para que se tente chegar a um acordo político que amplie o espaço do PSC no colégio de líderes e no plenário.
O autor do recurso, deputado Said Mourad, defendeu sua reivindicação alegando que não pode falar como líder nas reuniões do colegiado e que tem apoio de inúmeros deputados a seu pleito. "Fizemos nosso recurso baseados na Constituição Federal. O PSC tem seis cadeiras na Câmara dos Deputados e obteve permissão de constituir liderança", acrescentou.
O deputado Jonas Donizete (PSB), que se declarou contrário à pretensão do PSC, pediu vista do recurso. Na próxima reunião da CCJ, a ser realizada terça-feira, 16/5, o assunto voltará a ser discutido.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações