Águas da Prata: elenco de belezas naturais atrai a presença de turistas


10/09/2010 20:00

Compartilhar:

Bosque<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/Bosque09 aguaprata.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Praça Bandeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/aguasprata1 pracabandeira.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Garganta do Inferno<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/aguaprata gargantainferno.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fonte Mineral<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2010/aguapratafontemineral.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Localizada na encosta da Serra da Mantiqueira, a uma altitude de 870 metros, distante da capital paulista 238 km, Águas da Prata oferece aos turistas um elenco de belezas naturais. O município deve seu nome à existência de grande quantidade de sais minerais nas água, que está claro na expressão tupi "pay-tâ", que significa "água dependurada" , uma referência às estalactites que, devido à mineralidade, escorrem próximas às minas. Os portugueses adaptaram "pay-tâ" para prata.

O dentista Rufino Gavião, através de uma primeira análise, observou as múltiplas propriedades medicinais das águas lá existentes. A divulgação propagou-se e iniciou-se às margens da ferrovia a construção das primeiras casas, com a construção do primeiro hotel e pensões. Em 1876 foi instalada a primeira engarrafadora de água no então bairro de São João da Boa Vista, que passou a Distrito em 1926 com denominação de estância hidromineral, obtendo sua emancipação político administrativa em 3 de julho de 1935.

Águas da Prata, que possui uma unidade de conservação estadual com aproximadamente 48 hectares, tem matas naturais, cachoeiras, cascatas, lagos naturais e artificiais, trilhas para passeios, pista para motocross, cavalgadas, áreas para piqueniques com churrasqueiras ao ar livre, praça de esportes com ginásio poliesportivo, oficinas artesanais, camping, além do balneário com aproximadamente 7.000 m² de construção em uma área de 13.200 m². Tudo isto à disposição de turistas de todas as faixas etárias.

Passando por Águas da Prata, há o Caminho da Fé, um caminho de peregrinação que une Tambaú a Aparecida do Norte, com 400 km de extensão, percorridos em estradas vicinais de terra, trilhas, bosques, pastagens e asfalto. Este caminho deve trazer maior integração dos municípios da região aliado ao desenvolvimento sustentável proporcionado pelo aparecimento de novas modalidades de comércio e a geração de empregos.



Atrações



Balneário Teotônio Vilela



Construído na década de 70, é o maior e mais moderno da América do Sul, tanto pelo arrojo arquitetônico quanto pela funcionalidade. Com uma área distribuída em três pavimentos, dispõe de salas para banhos, duchas saunas, salões de repouso, piscinas, anfiteatro e demais dependência para lazer. O projeto do complexo é do arquiteto Walter Toscano.



Bosque



Ocupa uma área de 23 alqueires de mata preservada. Nele é possível beber a água mineral mais radioativa das Américas.



Cascata Champagne



Um capricho da natureza faz as águas do rio Fartura deslizarem suaves por uma inclinação de aproximadamnete 150 metros, sugerindo o efeito da abertura de uma garrafa de champagne. Na divisa com o estado de Minas Gerais, a cerca de 20 km do centro, com fácil acesso por rodovia asfaltada.



Fonte Platina



Cascata e piscina natural compõem um agradável cenário para um passeio tranqüilo. A 5 km do centro.



Mirante da Lajinha



Oferece uma vista maravilhosa. Tem instaladas em seu topo várias torres de retransmissão de televisão, bem como atendimento de suporte da Cesp, Telesp e Polícia Militar.



Pico do Gavião



Local para a prática do esporte de asa delta e paraglider.



E há ainda o Morro do Cristo, a Piscina do Boi, Pedra do Boi, a Garganta do Inferno, a Ponte de Pedra, a Gruta do Índio, o Buracão ( também chamado de Caldeirão da Bruxa), a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, o Distrito de São Roque da Fartura, a Fonte do Padre, o Pico do Gavião, a Cachoeira do Bugio, a Cachoeira do Coqueiro Torto, as Sete Cachoeiras, a Curral de Pedra, Trincheiras da Revolução, Cemitérios de Escravos.

alesp