Secretário de Estado explica situação do Centro Paula Souza


Da Redação
Atendendo à solicitação de Enio Tatto (PT), a Comissão de Finanças e Orçamento realizou, nesta quinta-feira, 25/11, reunião extraordinária com a presença do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles. O objetivo do encontro foi discutir a situação atual das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs), mantidas pelo Centro Paula Souza.
Depois de Luiz Gonzaga Vieira (PSDB), presidente da comissão, ter convertido a reunião em Audiência Pública, o secretário realizou uma explanação sobre a evolução do Centro Paula Souza desde 1999, quando havia apenas 99 ETEs, nove Fatecs e seis classes descentralizadas. "Hoje temos 105 ETEs funcionando e 17 em construção. As Fatecs, que eram nove, já são em número de 17, e completarão 20 campi com a inauguração das unidades de São Bernardo do Campo, Carapicuíba e do Jardim São Luiz, na Zona Sul da Capital". Meirelles indicou ainda a importância para as classes descentralizadas, que, instaladas em municípios que não têm população suficiente para comportar uma ETE, podem oferecer a seus jovens ensino técnico de qualidade, já que as aulas são ministradas pelos professores do Centro Paula Souza.
Três semestres
O secretário apontou o fato de que, desde que as ETEs se desvincularam do ensino médio, passando ter seu conteúdo restrito à matérias técnicas em três semestres letivos, o número de matrículas, além de ter aumentado, passou a atingir um público de menor poder aquisitivo e maior faixa etária. "Dessa forma, os cursos passaram a atender quem mais precisa", atentou Meirelles, quando ressaltou que os cursos técnicos têm sido implantados visando atender às necessidades de mercado de cada região. "Sua principal função é oferecer qualificação profissional para que seus alunos possam ser absorvidos pela empresas, promovendo desenvolvimento em suas regiões".
Em relação à escolha dos municípios contemplados com a instalação de uma ETE, Carlinhos Almeida (PT) sugeriu critérios mais transparentes e democráticos. "Poderia ser feita uma espécie de Orçamento Participativo, envolvendo as comunidades nessa decisão", ponderou.
Sobre essa questão, Meirelles informou que, o critério adotado é político, mas não no sentido clientelista. "Nós desenvolvemos uma política que busca o desenvolvimento econômico e social do Estado. Em alguns momentos, dois ou mais municípios oferecerão as mesmas condições, inclusive em termos de parceria para a instalação das escolas. Nessas horas o que prevalecerá é a orientação do governador, que arcará com os possíveis ônus de sua decisão", esclareceu.
Necessidades regionais
Respondendo à indagação de Vitor Sapienza, o Meirelles informou estar nos planos do Centro Paula Souza a instalação de uma ETE, sediada na Baixada Santista, voltada para a qualificação de pescadores embarcadiços, visando à pesca industrial, em alto mar. "Além da pesca, implantação de criadouros de moluscos a região exige mão-de-obra especializada, como mostra a região de Cananéia, que vem produzindo ostras de primeira qualidade".
Aldo Demarchi (PFL) falou da necessidade da região de Rio Claro para adequar a mão-de-obra local à modernização ocorrida na indústria ceramista, uma vez que se buscam profissionais em Santa Catarina ou no exterior para atender à demanda. "O espaço físico para a instalação se uma ETE já existe em Rio Claro, pois na cidade há o prédio de uma escola estadual que está ociosa", sugeriu. Enio Tatto, por sua vez, perguntou se o governo conseguirá atingir a meta de instalar 200 ETEs no Estado.
"Com a implantação das classes descentralizadas, cada unidade instalada nas cidades maiores poderia atender de dois a três municípios pequenos. Embora esse número nunca tenha sido uma promessa de campanha, seriam necessárias aproximadamente 200 ETES para atender a todos os municípios do Estado. Essa é uma meta de longo prazo, a ser perseguida por este e pelos próximos governos. Dessa forma, acredito que dentro de oito a dez anos, todos os 645b municípios do Estado serão atendidos".
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações