Aprovado relatório final da CPI do Ensino Superior com recomendações a vários órgãos
07/12/2011 20:11



A CPI constituída com a finalidade de apurar a situação do ensino superior nas instituições particulares, presidida por Celso Giglio (PSDB), aprovou nesta quarta-feira, 7/12, o relatório final apresentado por Simão Pedro (PT). O texto traz muitas recomendações aos órgãos competentes, ao governo federal e ao Congresso Nacional. "Nós sabemos que existe um número grande de irregularidades no nível superior de ensino nas universidades privadas. Era preciso que essa avaliação fosse feita de forma intensa e correta. Houve depoimentos muito importantes ao longo da CPI e as conclusões desse trabalho têm de ser encaminhadas a quem de direito", comentou Giglio.
Segundo o presidente da CPI, a informação refere-se aos cursos que oferecem maiores oportunidades no mercado de trabalho, como medicina e engenharia. "Nesta CPI compareceram pessoas de significativa importância na sua área de atuação, a quem foi dada a oportunidade de expressar sua opinião. Foi um brilhante trabalho de todos que participaram da CPI."
Particulares são maioria
Segundo o relator Simão Pedro, foi traçado um real diagnóstico do ensino superior privado, que oferece 92% do total das vagas universitárias no Estado de São Paulo, situação diferente da existente no resto do mundo. "Neste Estado, essas instituições encontraram um espaço para operar, principalmente, por causa do salário baixo pago aos professores, que diminui o custo de operação".
Além disso, segundo o relatório, relações entre faculdades e alunos são frequentemente tumultuadas com inscrições indevidas em órgãos de proteção ao crédito, sob a alegação do descumprimento do contrato com a instituição.
Outra situação mencionada no relatório refere-se ao exame do processo de incorporação de faculdades por outras, o que vem gerando problemas, pois a concentração dos cursos em poucos institutos tende a baixar a qualidade do ensino.
Segundo Simão Pedro, em muitas instituições há repressão da livre manifestação de alunos e professores. "Por isso, a CPI enviará recomendações ao Conselho Estadual de Educação e ao MEC."
No que tange à forma de contratação dos professores, o relatório recomenda o estabelecimento de uma regra padronizada para instituições privadas e o cumprimento de normas trabalhistas, com envio desta recomendação ao Ministério do Trabalho.
Chapéu alheio
Também será aconselhada a investigação de propaganda enganosa feita por instituições que alegam oferecer ensino gratuito, o que não é verdade, uma vez que o Fies é um programa do governo federal, que oferece bolsas de estudo a alunos de menor poder aquisitivo. Simão Pedro declarou que a educação está se transformando num produto meramente mercadológico, sem preocupação com qualidade e sem cumprir as funções básicas de uma universidade, que é oferecer pesquisas, difundir conhecimentos, e ser um espaço democrático para a formação de cidadãos.
Participaram da votação do relatório: Geraldo Cruz (PT), Vitor Sapienza (PPS), Geraldo Vinholi (PSDB), Leci Brandão (PCdoB), Itamar Borges (PMDB) e Adilson Rossi (PSB).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações