Parlamento Jovem: uma experiência que deu certo

Criado em 1999 com o objetivo de aproximar os estudantes do ensino médio e fundamental da vida política e social do estado, o Parlamento Jovem paulista realizará, no dia 18/11, sua sétima edição.
Idealizado pela deputada Célia Leão e pelo ex-deputado Cesar Callegari, o Parlamento Jovem é uma sessão especial do Legislativo paulista dirigida por 94 jovens parlamentares. Nesse dia, os estudantes selecionados vivenciam toda a rotina de uma casa legislativa, como eleição dos membros da Mesa Diretora, apreciação e votação de projetos de lei. Os participantes são escolhidos após uma criteriosa seleção dos trabalhos enviados à Assembléia por estudantes de todo o estado.
Como participar
Para participar da sétima edição do PJ paulista, neste ano destinada a estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas dos 645 municípios do estado, os alunos devem se inscrever na diretoria de suas escolas, preparar um trabalho na forma de projeto de lei, conforme orientações do manual do candidato, divulgado no portal da Assembléia Legislativa e no Diário Oficial do Estado. As propostas devem se enquadrar em um dos 12 partidos temáticos (agricultura, cultura, defesa dos direitos do consumidor, direitos humanos, educação, emprego, esportes, habitação, juventude, natureza, saúde e segurança pública).
Caso haja mais de um candidato ao Parlamento Jovem paulista na mesma escola, cabe a uma comissão julgadora, constituída por professores, alunos, pais e funcionários da escola, escolher um dos projetos para representá-la.
Os interessados a uma das 94 vagas no Parlamento Jovem devem enviar os projetos entre os dias 19 e 23/9. O trabalho deve ser escrito com clareza, objetividade e ser amplamente debatido com alunos, professores e pais.
Para obter mais informações, os candidatos podem acessar o link do Parlamento Jovem no portal da Assembléia Legislativa (www.al.sp.gov.br), enviar e-mail para pjovem@al.sp.gov.br ou fazer contato pelo telefone 0xx 11 3886-6017.
Cronograma de Atividades:
- 19 a 23/9 " entrega dos projetos à AssembléiaLegislativa
- 3 a 14/10 " seleção dos deputados do Parlamento Jovem paulista 2005
- 20/10 " divulgação dos 94 jovens deputados
- 17/11 " chegada dos 94 jovens deputados à Assembléia Legislativa
- 18/11 " sessão plenária do Parlamento Jovem paulista, a partir da 9h no Plenário Juscelino Kubitschek
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações