Giulia Scaglione recupera, fotográfica e antecipadamente, a memória do Memorial






A hipersofisticação do material moderno mata, segundo muitos fotógrafos, a emoção, reduzindo consideravelmente a parte do trabalho manual no processo de tomada fotográfica. O que não é o caso de Giulia Scaglione.
Artista e fotógrafa, se lembra que deve permanecer mestre de seu produto e de suas transformações desde o início até o fim. Não pode deixar uma máquina fotográfica decidir o que deve ser feito. Não importa em que momento o fotógrafo pode intervir de maneira a obter uma prova completamente original. Tão melhor será se no percurso o azar se unir para alterar o tom ou a forma da foto.
Para dar a suas imagens um caráter mais pessoal, Giulia Scaglione as trata segundo procedimentos incomuns, às vezes longe das técnicas tradicionais. O resultado é bem interessante, sobretudo nas fotos dedicadas à arquitetura: recuo da perspectiva das edificações, perda de todo o ponto de fuga e algumas justaposições de planos.
Na maioria dos fotógrafos, o desejo de pintar não está afastado. E a obra é muitas vezes a conclusão de uma longa série de intervenções. Assim é a fotógrafa italiana que gosta de flertar com um sentimento do passado para transcender a própria idéia do tempo.
Muito além da forma, existe também a idéia de uma certa feminilidade que se exprime em sua obra com uma maravilhosa mistura de força e fragilidade.Apaixonada pelo século em que vivemos e preocupada pela passagem do tempo, pela lenta desagregação dos exteriores e dos componentes da nossa moderna arquitetura, Giulia Scaglione não poderia deixar de se interessar pelo conjunto escultural que Niemeyer projetou para o Memorial da América Latina.
Em Memória de um Memorial, ensaio fotográfico doado ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, representa uma importante contribuição dessa artista-fotógrafa para a interrogação que essas imagens colocará aos arqueólogos e aos historiadores da arte nos próximos séculos. Para tanto, ela escolheu enfocar poeticamente os rigores lineares, as curvas, os maciços de concreto, os símbolos existentes e o jogo de luzes e sombras, entrelaçadas e projetadas nos espaços criados por outro artista plástico.
A artista
Giulia Scaglione, pseudônimo artístico de Giulia Maria Morra Scaglione, nasceu em 1973, na cidade de Turim, Itália, onde estudou no Liceu Clássico Cesare Balbo e diplomou-se em Economia e Comércio na Universidade de Turim.
De 1996 a 1998 viveu em Strasburgo, na França, onde apro-veitou para estudar in loco história da arte e da fotografia. Realizou diversas viagens de estudo pela Espanha, Grécia, Turquia, Praga, Nova York e Londres.
No ano 2000, por ocasião dos 500 anos do Brasil, mudou-se com a família para São Paulo, onde se descobriu apaixonada pela fotografia em preto e branco, o que a levou a cursar com sucesso a Escola Panamericana de Arte e Design, sob a supervisão do professor Ary Condota. Em 2002 regressou à Itália, realizando diversas exposições sobre sua estada em nosso País.
Entusiasta da arquitetura e dos arquitetos brasileiros tem se dedicado a fotografar os exemplares mais significativos de nossas edificações. Vale salientar que, após realizar um excelente ensaio sobre o Memorial da América Latina, está preparando outro, desta feita sobre o Palácio 9 de Julho, sede da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Possui obras em diversas coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
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