Audiência pública discute combate à pedofilia no Estado

A 2ª audiência pública sobre a pedofilia no Estado de São Paulo, foi realizada nesta quinta-feira, 16/4, na Assembleia paulista e teve como principais objetivos discutir a abordagem do tema pela mídia; a exposição estatística do crescimento da pedofilia no Estado; o papel da educação no combate à pedofilia e o lado clínico do abuso sexual a menores.
Sob a coordenação do deputado José Bruno (DEM), a audiência contou com as presenças do jornalista do SP Record, Reinaldo Gottino, das médicas do Instituto Médico Legal (IML) Vera Denise de Toledo Leme e Daniela Munhoz, da representante da Secretaria da Educação, Eleuza Guazelli, dos médicos Jefferson Drezett, Daniela Pedroso e Alcina Meirelles, os três do Hospital Pérola Byington, do vereador Marcelo Aguiar (PSC) e do deputado estadual Afonso Lobato (PV).
José Bruno enfatizou a necessidade da instauração de uma CPI na Casa sobre a pedofilia. O deputado é autor de requerimento nesse sentido, que, segundo ele, já conta com 48 assinaturas. Para ele é fundamental o apoio, a pressão e o clamor popular para a mobilização da Assembleia e das lideranças partidárias a favor da CPI. O deputado informou que encaminhou um pedido ao governador José Serra de criação de delegacias especializadas no assunto, que possa oferecer atendimento adequado às crianças vítimas de abuso.
O coordenador da audiência elogiou o papel da imprensa nas denúncias de crimes de pedofilia. Esclareceu que os principais objetivos tanto da discussão do tema quanto da instauração da CPI é o atendimento especializado em hospitais e delegacias às vítimas e às famílias, com o objetivo de minimizar a dor e dar tratamento específico direcionado a essas crianças.
Importância da mídia, da educação e da política
O jornalista Reinaldo Gottino, do programa SP Record, também destacou a importância de conscientização da população sobre o problema e relatou as dificuldades enfrentadas para a realização de reportagem sobre o assunto. Segundo ele, vários setores da sociedade não estão preparados para agir diante de uma denúncia de crime de pedofilia, o que dificulta muito o atendimento às vítimas. Estranhou a existência de denúncias de abusos sexuais contra 60 crianças em que as vítimas apontam como autor a mesma pessoa. Segundo o jornalista, nem nesses casos as investigações evoluem e por isso existe a necessidade da união de esforços da sociedade para combater a impunidade.
A professora Eleuza Guazelli afirmou que a questão da sexualidade é trabalhada há anos nos currículos escolares do Estado. Segundo ela, essa conscientização precoce contribui para diminuir a vulnerabilidade das crianças frente à situações que possam vir a presenciar. Para a professora as crianças e adolescentes são mais vulneráveis quando não têm acesso às informações necessárias.
O vereador e presidente da CPI da pedofilia na Câmara Municipal de São Paulo, Marcelo Aguiar, falou do trabalho que vem sendo feito naquela Casa e da importância do enfrentamento à violência. Para ele, a prevenção é de suma importância assim como a preservação das crianças violentadas.
Dados alarmantes
As doutoras Vera e Daniela do IML apresentaram o programa Bem-Me-Quer, iniciado pelo ex-governador Mário Covas, que realiza um atendimento integrado às vítimas de violência sexual na cidade de São Paulo desde 2001 e que tem como um dos objetivos a centralização desse tipo atendimento. O programa atende em média 300 vítimas por mês e oferece atendimentos pré-hospitalares, periciais e sociais. Só no ano de 2009, 80% dos casos gerais do IML correspondem a crianças e adolescentes, mostrando um quadro preocupante.
Ginecologista do Hospital Pérola Byington, Jefferson Drezett, fez um balanço dos atendimentos do hospital a crianças e adolescentes vítimas de abuso. De acordo com ele, em 15 anos de trabalho, foram mais de 18.740 casos de violência; 64% deles correspondentes a crianças e adolescentes.
Nesses 15 anos, foram realizadas 9.725 ações de anticoncepção de emergência e evitadas 413 gestações por estupro, a ocorrência de 1.500 doenças sexualmente transmissíveis, e de 260 casos de HIV. De acordo com ele, todas as ocorrências registradas foram encaminhadas a conselhos tutelares para ciência e foi constatado que cerca de 20% dos atendidos têm o pensamento, ou já tentaram o suicídio. Para Drezett, o Estado ainda tem instrumentos muito precários para um atendimento especializado, no entanto, ele afirma que "se temos dinheiro para construir ponte que liga nada a lugar nenhum, havemos de ter dinheiro para cuidar dessas crianças".
Os especialistas destacaram a importância de uma ajuda psicológica nos casos de abuso e a necessidade não apenas de punição, mas de tratamento do agressor, independente de distúrbio ou doença.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações