Promulgada emenda que beneficia delegados da Polícia Civil
03/04/2012 21:47 | Da Redação Foto: Roberto Navarro e Márcia Yamamoto







Ao lado do 1° e 2° secretários da Mesa Diretora, Rui Falcão e Aldo Demarchi, o presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz, promulgou nesta terça-feira, 3/4, a Emenda Constitucional 35. A medida, que entra em vigor na data de sua promulgação, altera a Constituição Estadual e reconhece a carreira de delegado da Polícia Civil como jurídica. Para os participantes, o ato representa um momento histórico para a categoria, mas as reivindicações para melhores condições salariais e de trabalho devem continuar.
"Esse momento é o vencimento de uma etapa importante para o resgate e a valorização da carreira dos delegados de polícia, que ficou em desvantagem diante de outras carreiras jurídicas por muito tempo", declarou Barros Munhoz. Para o presidente, a promulgação da Emenda Constitucional 35 é apenas o primeiro passo para reconhecimento total da carreira dos delegados de polícia. "A promulgação da emenda constitucional representa a nossa concordância (do Parlamento paulista) pela justa e digna luta da categoria pela conquista salarial dos delegados do Estado de São Paulo", completou o presidente.
Representando o governador, o secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, esclareceu que a Emenda Constitucional representa a independência funcional dos delegados de polícia "que, há muito tempo, pleiteiam essa conquista". A persistência da presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Adepesp), Marilda Pansonato Pinheiro, e o trabalho do ex-secretário de Gestão Pública, Júlio Semeghini Neto, foram elogiados pelo secretário Ferreira Pinto. "Apesar das dificuldades materiais e salariais, os delegados de polícia trabalham com afinco e dedicação. Esse reconhecimento é mais que justo."
Os deputados Olimpio Gomes (PDT), Carlos Giannazi (PSOL), Donisete Braga e Enio Tatto, ambos do PT, Pedro Bigardi (PCdoB), Roberto Morais (PPS), José Bittencourt (PSD), Edson Ferrarini (PTB), Samuel Moreira, Orlando Morando e Fernando Capez, todos do PSDB, e Carlos Cesar (PSB) afirmaram que quem ganha com promulgação da emenda é a população, que terá segurança de melhor qualidade de serviços prestados. Alguns parlamentares aproveitaram a oportunidade para pedir ao governador o reconhecimento, também, dos servidores da Polícia Militar.
Participaram do ato também o desembargador Alceu Penteado Navarro, presidente do Tribunal Regional Eleitoral; o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima; o desembargador Waldir Campos Júnior, representando o presidente o Tribunal de Justiça, Ivan Sartori; Antonio Carlos de Faria, representando os delegados do interior do Estado; e o presidente da União Nacional dos Legislativos do Brasil, deputado estadual do Acre, José Luis Tché.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações