Secretário dos Transportes explica acidentes de trens da CPTM
18/04/2012 23:06 | Da Redação: Monica Ferrero " Foto: José Antonio Teixeira
O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, esteve nesta quarta-feira, 18/4, na Comissão de Transportes e Comunicações. Ele foi convidado para comentar dois acidentes ocorridos em 2012 envolvendo trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
No dia 26/1, dois trens da Linha 8 " Diamante se chocaram nas estações Itapevi e Engenheiro Cardoso, deixando sete pessoas feridas. O outro acidente ocorreu, no dia 15/2, na Linha 7 " Rubi, quando uma locomotiva de manutenção colidiu com um trem de passageiros na estação Vila Clarice. Ficaram feridas 38 pessoas.
Inicialmente, o secretário Jurandir Fernandes fez uma explanação sobre as ações de sua pasta, destacando os futuros planos de expansão da rede. Fernandes discorreu sobre as expansões previstas no transporte metropolitano até 2014, que incluem prolongamentos da linha da CPTM a oeste da região metropolitana e a criação de linhas em Guarulhos, que interligarão a linha existente com novos ramais, incluindo o que chegará até o aeroporto de Cumbica. Também estão previstas a entrega do monotrilho Morumbi e a expansão da Linha 5 do metrô.
Panes na CPTM
Diversos deputados fizeram perguntas ao secretário, não só em relação aos acidentes, mas também em relação aos planos da Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Sobre as frequentes panes nas linhas da CPTM, a última delas ocorrida na manhã do dia da reunião, na Linha 7, na estação Barra Funda, deveu-se ao travamento de um truck da composição, disse o secretário. A CPTM considera pane quando a linha fica parada mais de 20 minutos, portanto o problema hoje não é considerado um evento notável.
Em 2010, foram 49 panes na CPTM; em 2011, 42. Em 2012, até o dia 10/4, já aconteceram 14, o que permite uma projeção de 51 panes em todo o ano. Esses problemas podem se originar de fatores externos, como alagamentos e raios.
Mas o sistema está sob controle, e as panes não se devem à falta de investimentos, garantiu Fernandes. Está havendo uma modernização das linhas com o sistema em funcionamento, como a troca de postes de energia na Linha 9, que está sendo feita aos domingos e depois se estenderá às linhas 7 e 8.
O maior problema é a incorporação das fontes de energia, pois a CPTM herdou vários sistemas diferentes, oriundos de empresas como Fepasa. São subestações separadas que estão sendo reformadas para formar uma rede inteligente e interligada de 36 subestações. A questão de energia é séria: o gasto de energia na saída dos trens é de 2 megawatts, o que causa problemas se mais de um trem parte ao mesmo tempo na rede.
Manutenção
Há constante reciclagem dos trabalhadores na manutenção dos trens, ainda mais por conta das novas composições compradas. Foram adquiridos dois simuladores para treinamento, que dura 830 horas, disse o secretário. Os novos trens vêm com pacote de manutenção por 20 anos.
Será lançado concurso para contratação de 640 postos administrativos, de manutenção e de operação. Apesar dos problemas apontados, Fernandes disse que o índice de acidentes na CPTM é um dos mais baixos do mundo.
O secretário disse que verificará problemas citados pelos deputados, como o de que os passageiros de trem em Francisco Morato terem de atravessar a linha para chegar à plataforma de acesso, e também a denúncia de uso de símbolo que remete a partido em ônibus no corredor ABD.
"Na gestão dos transportes metropolitanos houve grande evolução nos últimos anos, tanto quantitativamente quanto qualitativamente. O aumento das reclamações dos usuários se deve também à facilidade de acesso à mídia para canalizá-las", afirmou o secretário.
Fizeram perguntas os deputados João Caramez, Cauê Macris e Orlando Morando (todos do PSDB). Adriano Diogo, Alencar Santana, José Zico Prado e Gerson Bittencourt (estes do PT), Marcos Neves (PSB) e Itamar Borges (PMDB). A sessão foi presidida por Edmir Chedid (DEM) e Antonio Mentor (PT).
Pauta
Os deputados aprovaram, em votação conclusiva, dois projetos de lei de denominação. Foram aprovados ainda dois requerimentos. Um deles, do deputado João Caramez, pedindo a convocação de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da América Latina Logística (ALL) para falar sobre o sucateamento da malha ferroviária no Estado e a falta de atuação da ANTT.
O outro requerimento aprovado, do deputado Edmir Chedid, pede que compareçam à CTC o diretor de Operações da Artesp, Marco Antonio Assalve, mais um representante da Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias (ABCR), e o comandante de Policiamento Rodoviário de São Paulo, coronel PM Jean Charles Oliveira Serbeto, para falar sobre o impacto gerado nas rodovias do entorno da capital após a implantação do rodízio de caminhões na cidade.
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