Projeto de lei por um SUS melhor mobiliza Sudoeste paulista

Ulysses Tassinari (PV) intensificou o trabalho de coleta de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular que propõe o investimento de pelo menos 10% da receita corrente bruta da União na saúde pública. "Segundo o Ministério da Saúde, 150 milhões de brasileiros dependem, exclusivamente, do Sistema Único de Saúde. Isso mostra a necessidade de garantir um percentual mínimo do Orçamento federal para a saúde", disse Tassinari.
O sudoeste do Estado conta com mais de 40 pontos para angariar a participação da população. As listas estão em lojas, consultórios e entidades públicas. Um trabalho realizado pelos assessores do deputado. Só na Santa Casa de Itapeva, em menos de um mês, alcançou-se mil participações. O primeiro levantamento mostrou que, até agora, a mobilização captou perto de 2.500 assinaturas. "Nossa expectativa é dobrar esse número nos próximos 30 dias", avalia o parlamentar.
O projeto de iniciativa popular só será apresentado ao Congresso Nacional quando alcançar pelo menos 1,4 milhão de assinaturas. Isso equivale a 1% do eleitorado nacional. A lei que regula a iniciativa obriga a participação de pelo menos cinco Estados, com no mínimo 0,3% dos eleitores de cada unidade federativa. Em todo o país, a mobilização é liderada pela Associação Médica do Brasil (AMB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Academia Nacional de Medicina (ANM).
ulyssestassinari@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações